Sem categoria

Ataque a emissora estatal deixa dois feridos na Venezuela

Duas pessoas ficaram feridas neste domingo (31) em um atentado contra a sede regional do canal público Vive em Zulia, estado na fronteira com a Colômbia, indicou o presidente da emissora, Ricardo Márquez. O ataque aconteceu pela manhã quando uma equipe do canal saía dos escritórios e desconhecidos dispararam de uma caminhonete "de forma indiscriminada", relatou Márquez à emissora estatal Venezolana de Televisión (VTV).

No episódio, um oficial da polícia municipal e um segurança do canal ficaram feridos, embora "sem gravidade", detalhou. "Isto não foi um fato fortuito. Estes indivíduos estavam totalmente conscientes de que estavam agredindo a sede de um meio de comunicação do Estado", manifestou Márquez ao insinuar que se tratou de um ato “por encomenda”.

O presidente do Vive declarou ainda que os funcionários da sede regional já foram vítimas de assaltos recentemente e que receberam ameaças. "O que querem é intimidar, silenciar o que fazemos no Vive, mas não vão conseguir", declarou Márquez após destacar que a sede do canal em Zulia "sempre esteve no olho do furacão" por seus trabalhos com as comunidades indígenas e os camponeses.

O presidente da emissora acrescentou que o canal atua "contra as máfias que circulam abertamente em Zulia e que geram um clima de insegurança". O Vive é um meio de comunicação do Estado venezuelano, educativo, cultural e informativo. Segundo seu site, a emissora promove a democracia participativa, a solidariedade e a integração latino-americana.

Da Redação, com informações da Efe