Sem categoria

Coreia do Norte mostra disposição a negociar seu programa nuclear

A Coreia do Norte anunciou nesta segunda-feira (1º) que concorda em retomar as negociações sobre seu programa nuclear, segundo informações publicadas pela agência oficial KCNA. A declaração do governo de Pyongyang acontece poucos dias após o primeiro vice-ministro das Relações Exteriores norte-coreano, Kim Kye-gwan, reunir-se em Nova York com o enviado especial dos EUA para a Coreia do Norte, Stephen Bosworth.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano assinalou que ambas as partes falaram sobre como melhorar as relações entre Pyongyang e Washington. Um dos objetivos é retomar as conversas para o desarmamento nuclear "em um ambiente sincero e construtivo".

"Os dois reconheceram que a melhora das relações bilaterais e uma resolução negociada e pacífica sobre a desnuclearização da península coreana se ajusta ao interesse de ambas as partes, e acertaram continuar o diálogo", disse o porta-voz. As declarações do porta-voz norte-coreano aconteceram no meio de informações sobre uma possível viagem de Bosworth a Coreia do Sul, China e Japão para explicar os resultados das conversas entre Washington e Pyongyang e analisar os próximos passos.

As negociações sobre a desnuclearização da Coreia do Norte estão em ponto morto desde dezembro de 2008. Pyongyang se retirou delas oficialmente em abril de 2009, um mês antes de efetuar um segundo teste nuclear, depois do realizado em 2006.

Da Redação, com agências