Exército egípcio retira manifestantes da praça Tahrir
O Exército do Egito retirou nesta segunda-feira (1º) algumas centenas de manifestantes que permaneciam acampados na praça Tahrir, no Cairo, após os grupos principais terem encerrado o protesto que durou três semanas.
Publicado 01/08/2011 17:35
Houve poucos sinais de violência, embora testemunhas tenham relatado que alguns tiros foram disparados para o ar, conforme os veículos e tropas militares se moviam para encerrar o protesto iniciado em 8 de julho, pedindo reformas mais rápidas por parte do Exército, atualmente no poder.
O Exército agiu dois dias antes de o ex-presidente Hosni Mubarak começar a ser julgado por sua participação na morte de manifestantes durante os protestos na praça Tahrir, que o tiraram do poder em 11 de fevereiro.
Mubarak, que está hospitalizado no balneário de Sharm el-Sheikh, no Mar Vermelho, desde abril, assinou uma intimação judicial para reconhecer a convocação de que ele participe do julgamento no Cairo, na quarta-feira, informou o website da agência de notícias estatal.
Alguns transeuntes aplaudiram quando os carros e ônibus passavam pela praça, que estava bloqueada para o tráfego. Uma lista de 26 grupos afirmou em comunicado no domingo que eles encerrariam os protestos durante o Ramadã, mas disseram que ainda queriam mais mudanças.
Fonte: UOL