Sem categoria

Putin defende parceria com Medvedev como “instrumento efetivo”

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, defendeu nesta segunda-feira (1) a parceira com o presidente, Dmitri Medvedev, como um "efetivo instrumento" de gestão do país, quando perguntado se ele se apresentará às eleições presidenciais de 2012.

"A famosa dupla da qual tanto se fala se consolidou realmente como um instrumento efetivo", afirmou Putin durante uma reunião com grupos juvenis ligados ao Kremlin, segundo a agência oficial "RIA Novosti".

"Nos conhecemos há muito tempo e compartilhamos os mesmos pontos de vista sobre os principais aspectos do desenvolvimento do país, da mesma forma que no âmbito internacional", ressaltou o primeiro-ministro russo.

"Certamente, somos pessoas diferentes. E podemos ter algum gosto diferente. Mas o que é muito importante é que forjamos um estilo de trabalho no qual nos escutamos e tomamos decisões equilibradas", explicou.

Em relação às perguntas sobre quem se apresentará às eleições presidenciais, Putin informou que isso será divulgado em breve. O primeiro-ministro, que continua sendo considerado pela grande maioria dos russos o indiscutível líder nacional, apesar da queda de popularidade, ainda não revelou seus planos futuros.

Já o presidente Dmitri Medvedev, no poder desde maio de 2008, considerou que ele gostaria de permanecer no Kremlin por um novo mandato de seis anos para completar o programa de modernização da Rússia.

No entanto, ressaltou que, antes de tomar uma decisão, consultará Putin, que teve que deixar a chefia do Estado pelo fato de a Constituição proibir mais de dois mandatos presidenciais consecutivos.

Medvedev conta com o respaldo do Ocidente, que o enxerga como um político liberal interessado em reduzir o papel do Estado na economia, combater a corrupção, acabar com a arbitrariedade policial e estender a mão à oposição.

Fonte: Efe