Sem categoria

Parlamento de Cuba aprova mudanças na economia

O Parlamento de Cuba aprovou na última segunda-feira (1) um plano de mudanças econômicas. O conjunto de medidas inclui a autorização para compra e venda de moradias. As mudanças foram aprovadas pela Assembleia Nacional do Poder Popular cuja sessão foi aberta pelo presidente Raúl Castro.

São 313 medidas baseadas nas decisões do Congresso do Partido Comunista realizado em abril.

Durante a sessão no Parlamento, o deputado José Luiz Toledo Santander, presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, ressaltou que as alterações não significam a revogação do princípio que está na Constituição do país de que o Partido Comunista “é a força dirigente superior da sociedade e do Estado”, segundo infoirma o jornal Juventud Rebelde.

Com a aprovação do plano, os cubanos vão poder, pela primeira vez em 50 anos, comprar propriedades. A escassez de habitações é um dos grandes problemas no país já que apenas a troca de casas era permitida (sem uso de dinheiro) até então, o que provocava a existência de uma espécie de mercado negro para a aquisição de moradias.

A compra de mais de um automóvel também será permitida. Pelas medidas aprovadas, ainda está prevista a supressão de 1 milhão de postos de trabalho no setor público. Também passarão a ser autorizadas facilidades para os cidadãos poderem fazer viagens ao exterior e a abertura de pequenos negócios.

As mudanças ficam a cargo da Comissão de Implementação que definirá de maneira concreta, “o conceito de elementos teóricos do modelo cubano que se atualiza e propor normas jurídicas”. A comissão tem ainda a missão de implementar um novo modelo de gestão nas empresas estatais de Cuba.

Com informações da Agência Brasil