Sem categoria

Raúl Castro destaca sucessos da economia cubana

O presidente Raúl Castro destacou nesta segunda-feira (1) o crescimento da economia cubana durante o primeiro semestre de 2011 e cujo crescimento está previsto em 2,9% do Produto Interno Bruto no final do ano.

No encerramento do sétimo período de sessões da sétima legislatura da Assembleia Nacional do Poder Popular, o mandatário referiu-se aos resultados satisfatórios que permitiram uma alta de 1,9% no semestre.

 
Leia também:

Parlamento de Cuba aprova mudanças na economia
  
 

Entre as áreas que não cresceram, o presidente cubano mencionou a agricultura e as indústrias alimentícia, siderúrgica-mecânica, a indústria leve e a de materiais de construção, por causa de erros no planejamento e de direção.

Raúl Castro agregou que durante os primeiros seis meses do ano melhorou a eficiência energética da economia, cresceu a produção de petróleo e se incrementou o número de turistas estrangeiros.

Enfatizou que aumentaram as exportações, diminuíram as importações, e se deteve a deterioração na produção de açúcar de cana.

"Persistiremos em recuperar a credibilidade internacional da economia cubana", frisou Raúl Castro, que se referiu às pressões previstas para 2012 no âmbito global.

Ele mencionou entre as questões futuras a persistência da crise financeira mundial, a escalada dos preços dos alimentos e combustíveis e as restrições a Cuba para novos financiamentos.

Aos problemas referidos unem-se os derivados do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos durante mais de meio século, acrescentou o chefe de Estado.

Raúl Castro chamou a aperfeiçoar o trabalho de direção dos organismos e instituições, e a redobrar a requalificação dos dirigentes para tornar realidade os Lineamentos da Política Econômica e Social, como são chamadas as orientações do Partido Comunista e da Revolução para a mudança e aperfeiçoamento do modelo econômico cubano.

"É imprescindível restaurar a disciplina financeira na economia cubana e acabar com a a improvisação e as irracionalidades", sublinhou.

Prensa Latina