Celso Amorim assegura a militares que “não vai reinventar a roda”
O recém nomeado ministro de Defesa, Celso Amorim, assegurou neste sábado (6) que "não vai reinventar a roda" à frente da pasta, depois de se reunir com o comando das Forças Armadas.
Publicado 06/08/2011 22:16
Amorim, que foi ministro do Exterior durante os oito anos do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu no Palácio do Planalto com o comandante do Exército, o general Enzo Peri, com o chefe da Força Aérea, o brigadeiro Juniti Saito, e com o comandante da Marinha, o almirante Júlio Soares de Moura Neto.
Segundo comunicado, também participou da reunião, que durou uma hora e 45 minutos, o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, José Carlos de Nardi.
O ministro manifestou sua intenção de executar as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa, aprovada em 2008, e expressou que não vai "reinventar a roda" durante sua gestão.
A reunião, que foi qualificada de "produtiva", tinha o objetivo principal de estabelecer um primeiro contato entre ambas as partes para que Amorim pudesse conhecer de forma breve as questões mais relevantes no âmbito de atuação das Forças Armadas, temas relacionados com o orçamento do setor e a agenda de trabalho.
Previamente, Amorim, diplomata de carreira, almoçou com a presidente Dilma Rousseff, de quem recebeu as primeiras diretrizes para o Ministério, segundo a nota.
Segundo a imprensa, alguns comandantes militares criticaram em privado a nomeação de Amorim por considerar que seu perfil de diplomata não é o mais indicado para a pasta da Defesa.
Em uma tentativa de transmitir confiança às Forças Armadas, Dilma se dirigiu na noite desta sexta-feira (5) separadamente aos altos comandantes militares, a quem pediu que mantivessem "a normalidade institucional".
Fonte: Uol Notícias