Açúde João Lopes: Moradores do Maria José Gomes criam associação

Na tarde do último sábado (06/08), a comunidade do conjunto Maria José Gomes, no bairro do Álvaro Weyne, reuniram-se para criar a associação de moradores do local e eleger a primeira diretoria. O residencial tem 80 apartamentos e foi entregue às famílias da área de risco do açude João Lopes (Monte Castelo), no final do mês de julho.

O encontro teve grande participação popular e quase todos os moradores do conjunto, com idade acima de 16 anos, assinaram a ficha de sócio fundador da associação. Foram 119 pessoas e, destes, 81 participaram da votação que elegeu a diretoria e o conselho fiscal da entidade para o mandato de dois anos. Logo depois da votação, os dirigentes foram empossados. Também participaram alguns moradores dos arredores do conjunto.

O estatuto da nova entidade foi apresentado e aprovado com o voto de todos os presentes. O documento é a lei da associação e nele estão as regras de funcionamento da entidade. No artigo 1º está definido que o nome da entidade é Associação dos Moradores do Conjunto Maria José Gomes e adjacências e que também poderá ser designada pela sigla AMJ. Já o artigo 7º diz quem pode ser sócio da associação e a área de abrangência é delimitada. “São considerados associados da AMJ, todos os moradores, maiores de 16 anos, que residam no Conjunto Maria José Gomes e adjacências, na área geográfica limitada entre as vias: Av. Francisco Sá, ao norte/praia; Rua São Bernardo, ao sul/sertão; Rua Hugo Rocha, ao leste/nascente e Rua César Correia, ao oeste/poente, devidamente inscritos da Associação”.

Dois grupos de moradores se inscreveram para a disputa. A chapa 1 – “Quem sabe faz a hora”, encabeçada por Maycon Oliveira e a chapa 2 – “Minha casa, minha vida”, com Sandra Sales candidata a presidente. A chapa 1 venceu a disputa com 66 votos (85%) e a chapa 2 obteve 12 votos (15%), tendo ainda 3 votos nulos.

A assembleia foi coordenada por uma comissão formada Aguinaldo Aguiar e Francisco Pires, do Conselho Gestor do Projeto do Açude João Lopes e o representante da Fundação de Habitação de Fortaleza (Habitafor), Mirson Vidal. O evento contou com a presença de vários membros do movimento popular e comunitário da região, como o diretor da União dos Moradores de Luta do Álvaro Weyne (Umlaw), Ivan Batista; do diretor do Conselho dos Moradores do Reino Encantado (Álvaro Weyne), Luis Rodrigues e a presidente da Associação Comunitária dos Bairros Ellery e Monte Castelo (Acém). Representando a Prefeitura, prestigiaram o encontro a coordenadora do Orçamento Participativo (OP) da Regional, Ana Maria Moura e a Secretária da Regional 3, Olinda Marques. A vereadora Eliana Gomes (PCdoB), representou a Câmara Municipal.

Diretoria

Presidente: Maycon Oliveira
Vice: Nice Lima
Secretária: Darlene Bastos
1ª Secretária: Maria Clécia da Silva (Cleinha)
Tesoureiro: Elenilson Gomes
1º Tesoureiro: Francisco Luiz Neto
Diretoria de Educação e Cultura: Denilda Nascimento
Diretoria de Comunicação e Formação: Edvan da Silva
Diretoria de Juventude e Esporte: Maria de Fátima Lima
Diretoria de Direitos da Mulher: Fátima Sobreira
Diretoria de Habitação e Saúde: Ana Paula Feitosa (Paulinha)

Conselho Fiscal

Efetivos

João Batista da Silva
Luciene Oliveira da Silva
Camila Sousa

Suplentes

Tereza Ferreira (Terezinha)
Gerdilene Lima da Silva
Francisco Clenir Ferreira (Van)

Fonte: Sítio do Bairro Ellery