Câmara debate revitalização dos espaços públicos

A Câmara Municipal de Vitória (CMV) realizou uma audiência pública com o tema “Abandono dos espaços públicos e monumentos culturais do Centro de Vitória – as políticas públicas de revitalização dos espaços culturais no Centro de Vitória”. O evento, proposto pelo vereador Namy Chequer (PCdoB), aconteceu nesta sexta-feira (05/08), às 17 horas, no Plenário da Casa de Leis.

“Esta audiência tem como objetivo discutir com a sociedade e os orgãos competentes maneiras de preservar os monumentos e espaços públicos do centro de Vitória”, disse o vereador Namy Chequer (PCdoB), após dar início a audiência pública. Ele também frisou que cabe ao poder público, empresas, sociedade e a Câmara Municipal de Vitória fiscalizar os monumentos e espaços públicos, bem como zelar e buscar soluções para preservação.

O secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro, disse ser importante a destinação dos espaços públicos para produção cultural. “Estamos há sete anos trabalhando na prefeitura para que os espaços públicos sejam destinados à produção cultural. Os espaços do centro serão destinados à cultura e não para a área administrativa”, frisou.

Para o secretário de desenvolvimento de Vitória, Kleber Frizzera, a iniciativa privada contribui para a revitalização do centro da cidade. “Através da iniciativa privada, temos ações programadas para a revitalização de espaços como a do Parque Moscoso, que comemora 100 anos no ano que vem”, lembrou.

Durante a audiência, foram exibidas imagens de monumentos do centro de Vitória, como escadarias e esculturas. Dentre os problemas, destacaram-se infiltrações, buracos, partes quebradas, rachaduras estruturais e degetos de animais. Outro sério problema destacado foi a pixação, consequência do frequente vandalismo.

As soluções mais apontadas, durante o evento, passaram pela educação, que foi vista como uma ferramenta eficiente e barata, devido ao alto custo das restaurações de monumentos. Em uma das propostas apresentadas, seria incluído no currículo escolar a importância dos monumentos históricos da cidade. Os participantes também propuseram a inclusão no orçamento público dos gastos com a revitalização e restauração dos espaços públicos.

O vereador Max da Mata (DEM) também prestigiou o evento. “De maneira geral, não só no centro, os espaços públicos estão sendo esquecidos. Torço para que a realidade mude e que esses espaços sejam preservados”, disse.

“É importante ocupar os espaços restaurados com apresentações culturais. Também incluir no orçamento público a restauração desses monumentos e espaços”, relembrou Namy antes de encerrar o evento.

Departamento de Comunicação da CMV
Diretora: Taís Hirschmann
Jornalistas: Fátima Pittella e Mágda Carvalho
Estagiários de jornalismo: Fernanda Batista e Will Morais
Telefones: 3334-4650 e 3334-4626
E-mail: [email protected]

Link da página do G1-ES onde está publicada matéria veiculada na TV Gazeta em 06/08/2011
http://g1.globo.com/videos/espirito-santo/v/moradores-discutem-situacao-abandono-dos-monumentos-do-centro-de-vitoria/1588550/


Marcelo Zumerle para o Vermelho Capixaba