Carrion prestigia Semana Estadual da Capoeira

O deputado Raul Carrion (PCdooB-RS) participou neste sábado (6) da abertura da 1ª Semana Estadual de Capoeira, realizada na Câmara Municipal de Porto Alegre pela Federação Riograndense de Capoeira.

capeira semana - divulgação

O evento teve uma Sessão Especial pela passagem do dia do Capeirista e um ato pela regulamentação da profissão de Mestre de Capoeira e a Inserção da Capoeira na Escola através da Lei 10.639/03 e o Estatuto da Igualdade Racial.

Em sua fala, Carrion discorreu sobre a importância da capoeira como herança cultural e prática esportiva. Relatou sua experiência como praticante da capoeira na década de 1960, e o que o motivou a propor duas leis que criaram as Semanas Municipais e Estaduais da Capoeira.

"A prática da capoeira, que é uma fusão de três artes: música, poesia e coreografia, traduz o senso de realização coletiva, que se constitui na própria essência da arte, ou seja, sua prática nasceu não como um divertimento, mas como necessidade de proteção do povo escravizado. E este é um dos fatores a que se deve a força viva da arte popular: o caráter funcional da arte, esse aspecto de necessidade imperiosa que tem toda a arte que o povo cultua", disse Carrion.

O parlamentar defendeu a regulação da profissão de capoeiristas, hoje uma das maiores bandeiras de seus praticantes.

De Porto Alegre,
Isabela Soares