Comunistas venezuelanos decidem apoiar candidatura de Chávez
O Partido Comunista da Venezuela (PCV) oficializou o apoio ao presidente Hugo Chávez como seu candidato às eleições presidenciais de 2012, como forma de assegurar a continuidade dos processos de mudanças em curso desde 1999.
Publicado 07/08/2011 09:31
A decisão foi tomada em seu 14º Congresso que se iniciou na última quinta-feira (4) e termina no domingo (7). A resolução fala de apoio incondicional ao líder da Revolução Bolivariana.
O PCV considerou a reeleição do presidente Chávez uma necessidade política para dar continuidade ao aprofundamento do caráter democrático, participativo e progressista da revolução que se desenvolve na sociedade venezuelana desde sua vitória popular nas eleições presidenciais de 1998.
Os comunistas venezuelanos destacaram que a liderança do mandatário significa a ruptura com a dominação imperialista em todas as suas formas, expressões e conteúdos, assim como garante o desenvolvimento da unidade latino-americana e caribenha.
"Sua reeleição é uma garantia para que se mantenham, desenvolvam e aprofundem os laços e mecanismos de solidariedade, ajuda mútua, colaboração e complementaridade que estão sendo implementados no âmbito da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América, (Alba)”, diz o documento aprovado.
Finalmente, o PCV se comprometeu a "concentrar todos os esforços e capacidades para apoiar em uma contundente e grande vitória popular e revolucionária" a candidatura de Chávez nas eleições do próximo ano.
O secretário de Relações Internacionais do PCV, Carolus Wimmer, declarou que o Congresso debate as linhas políticas e estratégias do partido "com uma projeção marxista-leninista, anti-imperialista e anticapitalista."
Com informações da Agência Prensa Latina