Sem categoria

EUA mantêm juros anuais entre zero e 0,25%

O Federal Reserve (FED, o banco central americano) decidiu manter os juros anuais entre zero e 0,25% após reunião nesta terça-feira, 9. A decisão não foi consensual. Foram 7 votos a favor e 3 contra – estes alegam temer o aumento da inflação.

Os EUA estão com o juro básico entre zero e 0,25% ao ano desde dezembro de 2008. A expectativa é que permaneçam baixos por um longo período em função do baixo crescimento da economia, que agora parece caminhar para a recessão.

A reunião de hoje do FED ganhou ainda mais importância após a agência classificadora Standard and Poor’s rebaixar a nota do EUA de AAA para AA+, em uma decisão inédita.

Após o rebaixamento, bolsas derreteram pelo mundo e os mercados viveram um dia de pânico só visto ao longo de 2008, em meio à crise internacional que arrastou economias para a recessão.

Antes desta quarta, na última reunião do FED, as autoridades afirmaram que esperam que a economia vá aquecer na segunda metade do ano, após desaceleração na primavera deste ano. Mas, as perspectivas para o emprego e a inflação estão incertas, dado o crescimento lento e um aumento dos preços da energia este ano.

Com agências