Fernando Morais escreverá livro sobre governo Lula
O escritor Fernando Morais, autor das biografias de Olga Benário, Assis Chateaubriand e Paulo Coelho, foi convidado pelo ex-presidente Lula para elaborar um livro a respeito de seus dois mandatos (2002-2010).
Publicado 09/08/2011 11:15
Morais conta, nesta terça (09), à Folha de S.Paulo, que ficou muito entusiasmado com a proposta, pois admira a figura do político. "Gosto do Lula, fiz campanha para ele. É um personagem fascinante, que pôs o Brasil em outro patamar", afirmou o escritor.
"Ainda é cedo para avaliar o seu governo na História, mas acho que nossos tatarenetos vão se lembrar do Getúlio Vargas e do Lula." Apesar de sua empatia pelo ex-presidente, Morais disse que não será um livro chapa-branca, que só exaltará as coisas boas da gestão de Lula. "Nem acho que o Lula queira que eu faça isso."
A forma da narrativa ainda não foi definida, mas, em reunião para discutir o projeto durante um almoço no Instituto Cidadania, em São Paulo, Lula negou o pedido do autor para que a biografia fosse narrada em primeira pessoa.
Ainda não há previsão para a data do lançamento do livro nem se será oferecido a editoras ou lançado pelo Instituto do ex-presidente. No momento, o biógrafo procura driblar a agenda lotada de Lula para iniciar sua pesquisa. "É difícil, porque o homem não para. Está hiperativo".
Morais terá que adiar a conclusão de outros dois projetos para realizar o projeto de Lula – uma biografia sobre Antônio Carlos Magalhães e outra sobre José Dirceu. "Esta foi interrompida pelo fim do mandato dele", afirmou, em referência à cassação do político, em 2005.
Com Folha de S.Paulo