Sem categoria

Lula critica postura de países ricos na crise e defende consumo

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou nesta segunda-feira (08), no Recife (PE), a postura dos países ricos diante da crise econômica que afeta seus mercados internos. Para o ex-presidente, o "consumo deve ser reativados nesses países" para fazer com que a economia continue aquecida.

“O fato é que tem uma crise, causada pelos países ricos, ela esta forte nos países ricos. O consumo deve ser reativado nesses países. Até agora eu só estou vendo eles discutirem como salvar os bancos, e o consumo, que é o que vai girar a economia, estão falando muito pouco”.

Lula alertou, no entanto, para a necessidade da população consumir de maneira consciente, ou seja, sem “contrair dívidas que não possam pagar”.

A declaração de Lula foi semelhante à de 2008, quando, diante da crise ecônomica mundial, o ex-presidente pediu aos brasileiros que continuassem a consumir .

O ex-presidente ressaltou a importância das novas parceria do Brasil na América do Sul, África, Oriente Médio e China, e diz que acredita que a presidente Dilma vá cuidar do PAC 2 “com a mesma responsabilidade” que cuidou do PAC 1. “E eu estarei de fora, tentando ajudar daqui no que for necessário", finalizou.

As declarações foram dadas em palestra do ex-presidente à Convenção Anual do Atacadista Distribuidor e Sweet Brazil International, realizada pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD).

Perguntado sobre declarações da oposição de que os atuais problemas no governo Dilma seriam “herança maldita” do petista, Lula disse: “Eu acho que a oposição precisa passar por um processo de terapia para se encontrar consigo mesma”.

Durantes a palestra, sem citar nomes, o petista atacou o senador e ex-governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB), chamando-o de 'carrancudo" e "raivoso", e depois afirmou que o atual governador Eduardo Campos (PSB) provocou uma revolução no Estado quando assumiu.

Com G1