China lança seu primeiro porta-aviões sob críticas dos EUA
Depois de quase uma década em reforma, o Varyag, primeiro porta-aviões da China, foi lançado ao mar nesta quarta-feira sob críticas dos EUA, que pediram explicações de Pequim sobre a necessidade de tal equipamento de guerra e mais transparência com relação aos seus objetivos militares.
Publicado 10/08/2011 20:37
“Isto é parte de uma preocupação maior de que a China não é transparente como outros países. Ela não é transparente como os Estados Unidos sobre suas aquisições militares, sobre seu orçamento militar”, disse a porta-voz do Departamento de Estado americano, Victoria Nuland.
“Em nossas relações militares com muitos países ao redor do mundo, temos o tipo de diálogo bilateral onde podemos ser bastante específicos sobre o equipamento que temos e seu fim pretendido e seus movimentos pretendidos”, disse Nuland, acrescentando que a China e os EUA “não estão nesse nível de transparência”.
A China comprou o Varyag incompleto da Ucrânia em 1998, sem seus motores, artilharia e sistema de navegação. Segundo a agência estatal de notícias Xinhua, o porta-aviões de 91 metros partiu pela manhã do porto de Dalian, no norte do país – onde foi reformado –, em meio a um intenso nevoeiro após a passagem do tufão Muifa no início da semana.
Apesar de ter permanecido anos à vista de todos no porto de Dalian, no norte do país, o governo chinês somente reconheceu oficialmente a sua existência no dia 27 de julho, quando anunciou que estava remontando o Varyag para realizar missões de treinamento e pesquisa.
Analistas indicam que Pequim pretende construir mais porta-aviões e alguns especialistas americanos acreditam que os chineses já deram início a esse projeto em um estaleiro na ilha de Changxing, na costa de Xangai. Acredita-se que a Marinha chinesa poderá contar com um ou mais dois porta-aviões até 2020. O desenvolvimento do porta-aviões faz parte da estratégia da China de elevar seu poder naval em meio a disputa por território envolvendo Taiwan e o Mar do Sul da China.
Fonte: Valor