Sem categoria

Otan ataca civis; TV mostra imagens do filho de Kadafi

Aviões da Otan bombardearam Trípoli ontem, na noite do dia 9 e, nesta quarta (10), deu sequência à estratégia sangrenta de destruição de infraestruturas para obrigar que o governo leal ao líder Muamar Kadafi se renda. Pouco antes dos ataques, a televisão líbia mostrou imagens de Jamis Kadafi, filho do líder líbio, cuja morte foi anunciada na semana passada por meios insurgentes após um bombardeio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contra a população de Zliten (leste).

“ Destruímos nove dispositivos de defesa antiaérea e oito baterias de foguetes terra-ar”, assinalou o porta-voz da aliança atlântica, mas as autoridades líbias asseguram que os alvos atingidos foram construções civis e que o bombardeio ocasionou mortes e ferimentos entre a população, sem informar números.

As recentes operações da coalizão implicam um aumento nítido dos bombardeios no meio do mês sagrado islâmico do Ramadã e coincide com uma ofensiva terrestre das forças do autodenominado Conselho Nacional de Transição (CNT).

O ponto principal dos bombardeios da Otan é a cidade de Brega (norte), um importante território petroleiro que o CNT tenta, sem sucesso, dominar desde março passado.
As imagens de Jamis Kadafi, vestindo uniforme militar, correspondem a uma visita realizada a um hospital, durante a qual conversou com vítimas civis dos bombardeios da aliança atlântica, segundo o texto divulgado pela imprensa local.

Jamis, filho mais jovem de Kadafi, comanda a XXXII brigada, uma das mais potentes e melhor armada do Exército, a qual inclui meios blindados e artilheiros, segundo dados de meios especializados.

Porta-vozes oficiais líbios desmentiram o comunicado do CNT e da Otan, e afirmaram que se trata de uma cortina de fumaça para mascarar os ataques a objetivos civis.

Fonte: Prensa Latina