Sem categoria

Paquistão e Índia debaterão armas nucleares em setembro

Em um novo passo para fomentar as medidas de confiança mútua, Paquistão e Índia reiniciarão no próximo mês conversas sobre controle e segurança de armas nucleares e convencionais.

- Prensa Latina

Os contatos estarão a cargo dos respectivos grupos de especialistas nesses temas, como o ministro de Relações Exteriores paquistanesa, Hina Rabbani Khar, informaram nesta quarta-feira (10) meios de imprensa deste país.

Ao informar ao parlamento os resultados de seu recente encontro em Nova Déli com o chanceler indiano, S.M. Krishna, Rabbani Khar informou que voltarão a se reunir no primeiro semestre do 2012 para vistoriar os avanços no processo de entendimento bilateral.

Ela disse ainda que esse encontro, também pactuado para ocorrer em Islamabad, será precedido por conversas de secretários de Relações Exteriores em torno de temas como luta antiterrorista, controle de narcóticos, questões humanitárias, comércio e cooperação econômica.

Nesse contexto, reiterou que outro dos acordos foi retomar os trabalhos da Comissão Mista Intergovernamental e propiciar os intercâmbios comerciais e o trânsito de pessoas através da região da Cachemira, dividida.

Rabbani Khar expressou o desejo do Paquistão de manter o processo de diálogo com a Índia: "queremos criar um ambiente propício para que os dois países possam falar sobre seus temas pendentes e avançar para sua solução", afirmou.

Disse também que Islamabad busca estabelecer uma boa convivência com os países da região, em especial com aquelas nações com as que mantêm relações "tradicionalmente difíceis". O Paquistão quer construir confiança com países como a Índia e Afeganistão e começar uma nova era de cooperação, declarou o ministro.

Da redação, com Prensa Latina