Sem categoria

54% dos britânicos reprovam prefeito de Londres

A atuação do primeiro-ministro britânico, David Cameron, e de seus colegas do Partido Conservador frente à onda de protestos violentos que começou no último sábado (06/08) foi reprovada por 57% da população local. A atuação do prefeito de Londres, Boris Johnson, também conservador, teve aprovação ainda mais baixa: 24%, contra 54% de reprovação.

De acordo com pesquisa realizada pelo instituto YouGov e publicada nesta quarta-feira (10/08) no jornal The Sun, apenas 28% dos entrevistados aprovaram a atuação de Cameron, contra 57% de reprovação – 15% das 2534 pessoas ouvidas pela pesquisa não opinaram.

De acordo com o levantamento, a atuação do prefeito de Londres, Boris Johnson, também conservador, teve aprovação ainda mais baixa: 24%, contra 54% de reprovação. Theresa May, secretária do Interior, órgão responsável pela segurança interna do país, teve números semelhantes aos de Cameron: 28% a favor e 57% contra. Só a Scotland Yard (polícia metropolitana de Londres) teve seu trabalho apoiado, por 52% dos entrevistados.

Métodos

Embora reprovem a atuação do governo, a maior parte dos consultados se mostra favorável ao uso de métodos repressivos para a contenção dos protestos. O uso de canhões de jatos de água, por exemplo, é pedido por 90%. Utilização de bombas de gás lacrimogêneo e tasers são aprovadas por 78% e 72%, respectivamente.

Enquanto 65% dos britânicos são favoráveis ao uso de balas de plástico, um terço (33%) pedem até mesmo que as dispersões sejam feitas com armas de fogo. Até mesmo o toque de recolher é pedido por 82% das pessoas, assim como a ajuda do Exército (77%).

Causas

Ao serem perguntados sobre qual seria a principal causa dos protestos, os britânicos também seguem, em larga maioria, a opinião do governo. Para eles, o comportamento criminal (42%) e cultura das gangues (26%) foram apontados como os dois grandes motivos. Já as questões sociais, juntas, só totalizaram 18% das opiniões: cortes na área social do governo (8%), desemprego (5%) e tensões raciais (5%). Três por cento culparam a má qualidade das forças policiais.

Orientação partidária

O apoio ao trabalho de Cameron e ao uso de táticas de dissuasão repressivas obteve apoio, por larga margem, eleitorado conservador. Entretanto, o fato do premiê ter recebido aprovação de apenas 57% de seus simpatizantes chama atenção.

Fonte: Operamundi