Governo do Estado certifica 176 pessoas com deficiência
Há quatro anos aposentado por invalidez, o ex-cozinheiro Gilson Coelho, 49 anos, exerce, atualmente, uma nova profissão. Ele é um das 176 pessoas com deficiência certificadas na tarde de hoje, dia 11, através do Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ), do Governo Federal, coordenado na Bahia pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (11/8), no auditório da Setre.
Publicado 11/08/2011 20:01 | Editado 04/03/2020 16:19
Cego por conta do glaucoma, Gilson concluiu o curso de massoterapia. “Além de voltar ao mercado de trabalho, é uma ótima fonte de complementação de renda”, diz. Ele já comprou uma maca e planeja atender os clientes em sua residência.
Além do curso de massoterapia os educados foram qualificados nos cursos de repositor de mercadorias e auxiliar administrativo. Os trabalhadores são dos municípios de Gandu, Santo Estêvão, Esplanada Carinhanha e Salvador.
Para o secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos, presente na solenidade de certificação, “capacitar essas pessoas a partir de suas deficiências é uma forma de incluí-las no mercado de trabalho e auxiliá-las no seu desenvolvimento social”.
A entidade executora dos cursos foi a Associação Educacional Sons no Silêncio (Aesos). Os recursos aplicados são oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Governo do estado.
Fonte: Ascom/Setre