Sem categoria

Taxa de desemprego na Grécia atinge recorde de 16,6% em maio

O número de pessoas sem trabalho superou 822 mil em maio. A taxa de desemprego na Grécia atingiu o novo recorde de 16,6% em maio, a mais alta desde janeiro de 2004, quando a agência de estatísticas do país começou a compilar os dados.

Em abril a taxa estava em 15,8%. O número de pessoas sem trabalho superou 822 mil, com queda na quantidade de empregados para 4,13 milhões em maio, de 4,18 milhões em abril.

Jovens

Entre os jovens, a taxa de desemprego ficou em 40,1%, em comparação com 32,5% em maio do ano passado. As mulheres foram mais prejudicadas do que os homens, com a taxa de desemprego subindo para 20,2% em maio, de 14,8% um ano antes.

A explosão do desemprego é o resultado lógico das medidas impostas ao país pela chamada troika, que reúne FMI, Banco Central Europeu e União Europeia. A receita inclui cortes nos gastos públicos, demissões, redução de salários, supressão de direitos e privatizações. Foi adotada graças à cumplicidade do governo social-democrata.

O pacote da troika agravou a crise econômica e explica a taxa recorde de desemprego, alcançada em maio. O “ajuste”, vendido como inevitável e saudável pelo FMI, é fortemente contestado pela classe trabalhadora grega, que já realizou mais de uma dezena de greves gerais no país desde o ano passado, quando o acordo com a troika foi fechado pelo governo liderado pelo primeiro-ministro George Papandreou.

Da Redação, com agências