Sem categoria

Audiência em Manaus discute futuro do petróleo no Amazonas

A Subcomissão Permanente da Amazônia do Senado, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o Governo do Estado se uniram na realização de uma audiência pública para debater “As Perspectivas Exploratórias de Petróleo e Gás no Estado do Amazonas”. O encontro, que é realizado nesta sexta-feira (12), na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, debate sobre as perspectivas petrolíferas da região, assim como as políticas e os investimentos no setor.

O direitor-geral da ANP, Haroldo Lima, faz palestra sobre a “Situação nacional dos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis” e a diretora da ANP, Magda Chambriard, fala sobre as “Perspectivas dos setores de petróleo e gás natural na Região Amazônica”.

A presidente da subcomissão, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), diz que o debate vai tratar da capacidade de produção de petróleo e de gás e a real potencialidade de descoberta de novas reservas no Estado. Ela destaca que a bacia do Solimões é a terceira sedimentar em produção de óleo no Brasil, com reservas provadas de 104 milhões de barris de petróleo.

“O nosso estado é responsável por cerca de 19% da produção brasileira de gás natural e 2,5% da produção de petróleo nacional, sendo o terceiro maior produtor do país e o primeiro em terra”, diz.

O setor projeta um ‘boom’ na criação de empregos nos próximos anos e o objetivo do evento é realizar um debate acerca das perspectivas petrolíferas da região, assim como as políticas e os investimentos no setor.

Participam ainda do evento o gerente geral da unidade de operações da Petrobras, Luiz Ferradans; o presidente da empresa HRT Participações em Petróleo, Marcio Rocha Melo; o secretário Estadual de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos do Amazonas, Daniel Nava; o secretário de Gás e Óleo do município de Coari, Jurandy Aires; a secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Nádia Cristina Ferreira, e os deputados estaduais Sinésio Campos e Adjuto Afonso.