Sem categoria

Argentina ensaia eleições presidenciais com primárias inéditas

Ao todo 28,6 milhões de eleitores estão aptos a votar neste domingo, 14, na Argentina, em inéditas eleições primárias abertas, obrigatórias e simultâneas, que precedem as gerais de outubro. Os eleitores não parecem muito interessados no pleito. Uma pesquisa da empresa de consultoria Opinião Pública e Serviços de Mercado revelou recentemente que 64,5% da população sabem pouco ou nada sobre estas eleições.

Resultado de uma reforma política aprovada pelo Parlamento no final de 2009, este pleito definirá as listas de candidatos que vão concorrer nas eleições gerais para cargos executivos e legislativos em todo o país em 23 de outubro.

Em todo o país, os cidadãos votarão nas listas de pré-candidatos para presidente e vice-presidente; 130 deputados em todas as províncias e na capital do país; e 24 senadores nos distritos de Buenos Aires, Formosa, Jujuy, La Rioja, Misiones, San Juan, San Luis y Santa Cruz.

De fato, os dez partidos que querem concorrer à Presidência dentro de mais de dois meses apresentarão neste domingo seus pré-candidatos.

Será possível escolher entre duas ou mais listas de um mesmo partido, mas para cargos em nível provincial e municipal em alguns distritos.

Fonte: Terra