Sem categoria

Bovespa volta à realidade e cai na abertura

A alta foi boa enquanto durou. Dados negativos na Europa trouxeram os investidores de volta à realidade econômica ainda turbulenta e fazem as bolsas em todo o mundo caírem. Aqui no Brasil não é diferente. A Bolsa de Valores de São Paulo interrompeu os cinco pregões de valorização e abriu em queda de 0,02%, a 54.640 pontos.

O PIB da Alemanha subiu menos no segundo trimestre, apenas 0,1%, mostrando forte desaceleração em relação ao crescimento de 1,3% no primeiro trimestre. “A Alemanha é forte exportadora e a parada da economia mundial prejudicou o comércio do país”, diz o estrategista-chefe da corretora SLW, Pedro Galdi.

O anúncio foi considerado negativo porque mostra que a crise tem atingido não somente os países periféricos da Europa, como Grécia e Irlanda, mas também economias fortes como a alemã. O PIB da zona do euro também sofreu as consequências do dado fraco alemão e subiu apenas 0,2%.

Na Europa, ocorre hoje uma reunião entre a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy. “O mercado não espera grandes notícias do encontro que ocorre em Paris”, diz Galdi. Em momentos turbulentos, a falta de notícias é sinal negativo, o que pode causar mais baixas na Bolsa.

Pela manhã, os índices futuros e os mercados na Europa já mostravam que o dia ia ser de baixa. Às 9 horas, o futuro do Ibovespa abriu em baixa de 1,47%, a 53.830 pontos. “A abertura estava dada como negativa”, avalia Galdi.

Neste momento, a Bolsa de Londres cai 1,12%, Frankfurt tem baixa de 2,11%, Paris recuou 1,57% e Madri desvalorizava-se 2,08%.

A divulgação da produção industrial dos Estados Unidos em julho tem força para aprofundar a queda dos mercados ou mudar o humor dos investidores. “A projeção é de alta de 0,5%”, calcula o estrategista.

Ásia

Na Ásia, as vendas prevaleceram sobre as compras e os mercados recuaram em dia de realização de lucros. Hong Kong caiu 48,02 pontos, ou 0,24%.

Na China, as bolsas também apresentaram baixa. O índice Xangai Composto caiu 0,7% e o índice Shenzhen Composto também caiu 0,7%. Pesou sobre esse mercado a notícia do Banco Central chinês que aumentou o rendimento nominal (yield) dos títulos públicos. A preocupação e´de que esse seja um sinal de que o BC irá elevar o juro básica em uma tentativa de frear a inflação, mesmo com a economia mundial parada.

Apenas Tóquio avançou, 0,2%, incentivado pela notícia da compra multibilionária da Motorola Mobility pelo Google.

Fonte: Estadao.com