Caatinga: Programa levará educação ambiental a escolas de Crateús

Com o compromisso de promover o desenvolvimento local sustentável a Prefeitura de Crateús, através da Secretaria de Meio Ambiente, assina Convênio com o GEF Mata Branca (Fundo Mundial para o Meio Ambiente) e BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) com apoio do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado (CONPAM), para o desenvolvimento do Projeto “A caatinga vai à escola, a escola vai à caatinga”.

O programa está integrado à educação ambiental no bioma caatinga para as escolas municipais de Crateús, contemplando as atividades: aulas de campo com os professores e alunos da rede municipal com visitas à Reserva Natural Serra das Almas e estudos sobre a sustentabilidade do bioma Caatinga, construção de 10 viveiros educadores para produção de mudas nativas e frutíferas, oficinas de reciclagem de papel, implantação de 20 hortas pedagógicas e assistência técnica.

O seu projeto é contribuir para a formação de Sujeitos Ecológicos através de estudos teóricos e práticas com conteúdos e metodologias específicas sobre o Bioma Caatinga aos alunos que cursam o sexto ano do ensino fundamental nas escolas do município de Crateús. Neste sentido, o subprograma promove a aplicação de conteúdos ambientais ligados à realidade local, ajudando o aluno a perceber a correlação dos fatos e adquirir uma visão geral do ambiente em que vive. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente equilibrado e saudável.

Com as atividades pretende-se trabalhar com os estudantes, docentes e comunidade os conceitos de fauna e flora nativa, resíduos sólidos, educação alimentar e desenvolvimento sustentável, contribuindo na formação de sujeitos ecológicos. “Quem ama cuida, quem conhece respeita, e quem valoriza não desperdiça”.

Fonte: Prefeitura de Crateús