Ceará é beneficiado com expansão da rede federal de ensino

O Brasil ganhará, até 2014, mais quatro universidades federais, a abertura de 47 novos campi, além de 208 novas unidades dos institutos federais de educação profissional e tecnológica. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma Rousseff, nesta terça-feira (16/08), durante o evento de lançamento da terceira fase do programa de expansão da Rede Federal de Educação Superior.

As novas universidades federais serão instaladas no Pará, na Bahia e no Ceará. O pacote inclui a conclusão, até o fim de 2012, de 88 escolas técnicas iniciadas no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o programa pretende "expandir, interiorizar e democratizar" a oferta de cursos técnicos e de nível superior profissionais no país. Em seu discurso, a presidenta Dilma explicou que a criação de novas universidades e centros de educação técnica atende às crescentes demandas por mão de obra qualificada no país.

O Ceará foi um dos estados mais beneficiados com o plano de expansão da rede federal de educação. O estado ganhará a Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), que terá sede em Juazeiro do Norte e a instalação de seis Institutos Federais de Educação Tecnológica (IFCEs), nos municípios de Maranguape, Boa Viagem, Itapipoca, Horizonte, Paracuru e Acopiara.

Outras 12 universidades federais, de 11 estados, ganharão 15 novos campi, completando 27 unidades: no Pará (1); na Bahia (2); no Ceará (2); em Pernambuco (1); em Goiás (2); no Maranhão (1); no Mato Grosso (1); em Minas Gerais (2); em São Paulo (1); em Santa Catarina (1); e no Rio Grande do Sul, (1).

Cariri

A criação da Universidade Federal Regional do Cariri (UFRC) é tida como a grande aposta para reduzir a distância entre as pessoas residentes no Ceará matriculadas no ensino superior federal e a população total do Estado. Segundo o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, o Ceará é a penúltima Unidade da Federação nessa relação. Enquanto a média nacional é de dez estudantes cursando o terceiro grau em instituições federais para cada dez mil moradores, o Ceará tem 5.7 alunos para as mesmas dez mil pessoas. “É um déficit enorme”, avalia Jesualdo.

IFCE

“Há uma dívida histórica da União com o Ceará no tocante à educação. Mas a chegada, tanto da universidade quanto dos IFCEs é uma reação no sentido de resgatar essa defasagem”, avalia o reitor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima.

Dilma anunciou a construção de seis pontos do IFCE no Estado. Dessa forma, passaria a ter 29 sedes. Os municípios de Maranguape, Boa Viagem, Itapipoca, Horizonte, Paracuru e Acopiara seriam os contemplados com os equipamentos. “Estamos entre os primeiros no crescimento de sedes. No Nordeste, somos o primeiro. Temos o primeiro orçamento de toda a rede federal, a maior oferta de vagas no Sisu e somos um dos maiores em número de campi”, diz o reitor. Quando os seis pontos funcionarem, serão 30 mil alunos. Hoje são 20 mil, contra os seis mil de 2003.

Com a expansão anunciada, o governo federal abrirá 250 mil vagas nas universidades federais e de 600 mil nos institutos federais em 2014, quando todas as unidades estarão em funcionamento. Para isso, o Governo Federal prevê investimento de R$ 7 milhões por unidade de educação profissional e R$ 14 milhões no caso de campus universitário.

Crateús

"Foi um presente no centenário de Crateús, comemorado no dia 15 de novembro, e vem beneficiar aproximadamente meio milhão de habitantes e as famílias cujos filhos não vão precisar mais ir para longe estudar", afirmou o prefeito de Crateús, Carlos Felipe, que assinou convênio para a abertura de um campus da UFC no município.

O Prefeito de Crateús, Carlos Felipe, participou do evento onde foi assegurada oficialmente a instalação de um campus da UFC na cidade. A notícia da vinda do equipamento da UFC para Crateús, rapidamente se espalhou pela cidade causando alegria a toda juventude do município e região.

“Foi o melhor presente que a cidade ganhou no ano do seu centenário. Aqui nessa solenidade trouxe no pensamento e no coração todos os jovens da nossa cidade e região que agora não precisaram mais sair da nossa terra. Vamos dar os passos necessários para que a Universidade se instale em Crateús o quanto antes”, disse emocionado o Carlos Felipe ao final da cerimônia.

Comunistas comemoram expansão

Em sintonia com a presidente, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) comemorou a criação de uma nova universidade no Ceará e assinalou que a medida contribuirá para melhorar a oferta de mão de obra no estado. “É o degrau que precisamos para um salto também econômico. Hoje, no nosso estado do Ceará temos escassez de mão de obra e estamos precisando buscar profissionais fora do estado”, apontou.

“O Governo Federal reitera seu compromisso com a educação, ao anunciar o Plano de Expansão da Rede de Educação Superior, com a criação de novas universidades”. A afirmação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que destaca a criação da Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Maranguape. “A presidenta Dilma dá prosseguimento à agenda positiva do Governo, anunciando novos investimentos naquilo que fará a diferença em prol do País: a educação”.

Sobre a instalação de mais uma universidade federal, desta vez na região do Cariri, Lopes comemora: “É uma região muito rica culturalmente e que vem avançando na educação superior nos últimos anos, com os investimentos feitos durante o Governo Lula na expansão das universidades como a UFC. Esta unidade atenderá não somente o Ceará, mas também estados vizinhos, como Pernambuco e Paraíba”.

Chico Lopes reforça ainda a importância de o Ceará receber um novo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, em Maranguape. "Parabenizamos o prefeito George Valentim, por esse novo instituto, que será estratégico não apenas para Maranguape, mas para outros municípios da Região Metropolitana de Fortaleza", declarou.

O deputado federal João Ananias também comemorou a confirmação de um campus avançado da UFC em Russas. O parlamentar foi um dos articuladores junto ao Ministro da Educação para a construção de uma unidade da universidade na região. Com isso, mais de 23 mil jovens que cursam o ensino médio no Vale do Jaguaribe terão a chance de ingressar na Universidade sem sair de sua região.

A luta pela instalação do Campus da UFC em Russas foi um compromisso assumido por João Ananias com lideranças políticas, vereadores, comerciantes, agricultores e profissionais liberais. "A conquista é de todos nós que lutamos pela expansão do ensino público no nosso País para que mais jovens possam ter acesso ao ensino superior e tenham oportunidades de crescimento", ressaltou João Ananias. O parlamentar enalteceu a conquista em pronunciamento nesta terça-feira, na Câmara Federal.

Discurso da Presidenta

De Fortaleza,
Carolina Campos