Sem categoria

Lula desaprova debate sobre sucessão de Dilma em 2014

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou a líderes petistas que considera um “tiro no pé” a discussão em torno da sucessão da presidente da República, Dilma Rousseff, em 2014. Para Lula, no momento, o PT deveria se preocupar com as eleições municipais de 2012.

Segundo Lula, Dilma é a candidata natural à reeleição, principalmente se fizer um bom governo. Qualquer mudança de rota, afirma ele, depende de uma decisão dela.

O ex-presidente se mostrou preocupado com o nível de insatisfação dentro do PT, entre outros aliados – sobretudo peemedebistas – em relação aos últimos acontecimentos do governo Dilma. A troca de ministros e uma possível falta de diálogo com o Planalto com a base governista são os principais motivos para preocupação.

Para Lula, um debate prematuro sobre a sucessão só tende a prejudicar o governo e ajudar a oposição.

Recado endossado

O recado de Lula foi endossado publicamente por petistas próximos ao ex-presidente. O senador Jorge Viana (PT-AC) classificou como "desastre" discutir 2014 agora. "Se seguirem com isso, é o começo do fim", afirmou.

Segundo ele, os problemas atuais na relação com o Planalto são "naturais" em início de governo e que os aliados não podem alimentar essa "armadilha maluca".

Lula vai insistir com os petistas que eles precisam gastar suas energias com a articulação de alianças para as eleições municipais de 2012. O ex-presidente será o principal articulador petista na definição das candidaturas do PT no próximo ano.

A presidente já informou a Lula que não pretende participar destas articulações, deixando-as sob a sua responsabilidade. Dilma acredita que entrar nesse debate pode piorar sua relação com aliados e que, no momento, precisa se concentrar na pacificação de sua base e nas ações para enfrentar o avanço da crise mundial.

Da Redação, com informações da Folha de S. Paulo