Sem categoria

PSUV denuncia oposição venezuelana por conspiração financeira

O Partido Socialista Unificado da Venezuela (PSUV) denunciou nesta quinta-feira (18) a oposição por tentativa de criar uma "campanha midiática internacional para conspirar contra a economia venezuelana".

A legenda do presidente Hugo Chávez acusou a coalizão Mesa de Unidade Democrática (MUD) de "buscar uma reação adversa nos mercados internacionais", debatendo sobre "o manejo das reservas internacionais" do país.

Chávez ordenou ontem a repatriação de mais de US$ 11 bilhões (cerca de R$ 17,4 bilhões) em ouro que mantêm em bancos americanos e europeus. "Vamos trazer nosso ouro para os cofres do Banco Central da Venezuela", afirmou o presidente na ocasião.

Ele também anunciou que irá nacionalizar a exploração de ouro. Segundo o chefe de Governo, a lei será promulgada na semana que vem e evitará "que as máfias e os contrabandos continuem roubando as reservas".

O dirigente do PSUV, Héctor Navarro, após ler o comunicado escrito pelo partido socialista, argumentou que a aliança opositora "está subordinada e entregue aos interesses dos Estados Unidos".

Ele destacou que a MUD "envia uma mensagem desestabilizadora da economia quando afirma que o dólar, o euro e a libra esterlina deixaram de ser o suporte do bolívar" por conta das movimentações de reservas que estão sendo estudadas pelo Banco Central da Venezuela (BCV).

O dirigente classificou como "um ato de traição à pátria que os porta-vozes da MUD busquem, por meio destas afirmações, uma reação adversa dos mercados financeiros com relação a nossos títulos e bonificações externas".

O PSUV rechaçou nesta semana a sugestão do "ultradireitista" Partido Popular (PP) da Espanha para que o governo venezuelano apoie a aliança opositora do país para a aliança opositora.

A legenda classificou a solicitação como uma "atitude descarada, abusiva e intervencionista" por meio de um comunicado.

Com agências