Belarus suspende cooperação nuclear com EUA
O governo de Belarus anunciou nesta sexta-feira (19) a suspensão do projeto de cooperação com Estados Unidos para eliminar as reservas de urânio enriquecido conservadas nesta antiga república soviética.
Publicado 19/08/2011 12:22
A decisão foi adotada em resposta às novas sanções impostas por Washington contra o regime do presidente Alexander Lukashenko, em consequência da repressão de militantes opositores e de defensores dos direitos humanos.
O chefe do Gabinete de Informação do Ministério de Relações Exteriores de Belarus, Andrei Savinykh, condenou as medidas de retaliação tomadas pelos Estados Unidos em relação ao país.
"As novas sanções econômicas vão contra o espírito de cooperação e trabalho conjunto. Nessas condições, a república de Belarus decidiu suspender os projetos de troca de combustível nuclear altamente enriquecido com os Estados Unidos, que fazi parte do programa de redução da ameaça global, do Departamento de Energia dos Estados Unidos..
Savinykh sublinhou que a Belarus condena as restrições econômicas impostas contra o país, por serem desprovidas de bases concretas e injustificadas. "Essas decisões políticas foram tomadas à força, contrariando as normas internacionais seguidas pelos Estados Unidos", afirmou.
O governo americano anunciou em 11 de agosto restrições às viagens e o congelamento de bens de autoridades de Belarus por causa das medidas tomadas pelo governo do país após os distúrbios causados pela oposição após a derrota de seus candidatos na eleição presidencial de 19 de dezembro passado.
Com informações da agência Belta