Sem categoria

Iraque nega ter aceitado ampliar permanência de tropas dos EUA

O governo iraquiano corrigiu nesta sexta-feira (19) o secretário de Defesa americano, Leon Panetta, e negou que tenha aceitado uma proposta para a ampliação da permanência das tropas dos Estados Unidos no país além de dezembro deste ano.

Em declarações ao canal local Al Iraqiya, Ali al Musawi, assessor de Informação do primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, qualificou de "incorretas" as declarações do responsável americano a respeito do assunto e insistiu que a retirada será concluída no final de 2011, como já estava estipulado.

Segundo o responsável, ainda não se chegou a pacto algum sobre a possibilidade de que os Estados Unidos deixe um número determinado de soldados para contribuir na formação militar do Exército iraquiano. Al Musawi respondia assim a uma entrevista publicada nesta sexta-feira na revista americana Military Times na qual Panetta sugeria que as autoridades iraquianas tinham aceitado a permanência das tropas.

"Minha percepção é que, finalmente, disseram sim", afirmou o americano. O responsável americano viajou semanas atrás a Bagdá, uma visita na qual pediu às autoridades iraquianas que "decidam de uma vez por todas" sobre a possibilidade que as tropas americanas continuem no país.

Desde então, o governo do Iraque aceitou entrar em negociações formais sobre uma possível extensão da presença militar americano. O acordo atual assinado pelos dois países estipula a retirada de todas as tropas até 31 de dezembro e qualquer modificação deve contar com a aprovação do governo e Parlamento iraquianos.

Fonte: Terra