Sem categoria

Jordânia: manifestantes pedem a renúncia do governo

Centenas de jordanianos se manifestaram nesta sexta  (19)  em duas localidades situadas ao sul de Amã para pedir a renúncia do gabinete do primeiro-ministro, Marouf Bakhit, e a dissolução do Parlamento.

Os protestos aconteceram em Tafileh e Karkak, localizadas a 180 e 120 km respectivamente da capital, e criticaram as emendas constitucionais propostas por um grupo de especialistas eleito pelo rei Abdullah II.

"Essas recomendações não estão à altura das aspirações do povo", declararam os manifestantes em comunicado, antes de ressaltar que o povo jordaniano espera iniciativas de reforma mais sérias.

Na semana passada, o monarca hachemita anunciou que iniciará uma série de "emendas históricas" à Constituição que incluem novidades como a criação de um tribunal constitucional, a supervisão das eleições gerais por um órgão independente e a possibilidade de julgar os ministros pela via civil.

Insatisfeitos, os manifestantes também acusaram nesta sexta (19) muitos membros do Parlamento de se aliar com o governo para "proteger os corruptos", em alusão à recente atitude da Câmara, que isentou de responsabilidade Bakhit e antigos membros de seu governo de um caso de fraude.

Fonte: Prensa Latina