Sem categoria

Sob protestos populares,  Zapatero e Bento XVI dialogam

O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e o papa Bento XVI conversaram nesta sexta (19) sobre a crise econômica mundial e a dramática situação humanitária no denominado Chifre Africano, entre outros temas. Enquanto dialogavam, as manifestações contra os custos da visita do papa continuavam nas ruas

As relações entre a Espanha e o Vaticano e os efeitos da crise financeira na Europa também foram pautas da reunião entre os dois estadistas, que se estendeu meia hora a mais do que o previsto, na sede da Nunciatura em Madri, informou um comunicado oficial.

Ao abordar a situação na Europa, o chefe do Executivo ibérico expressou o firme compromisso da Espanha de aplicar com eficácia as medidas de ajuste adotadas, trabalhar por uma maior administração econômica no continente e reforçar a coordenação internacional.

No caso do conflito no Oriente Médio, ambos defenderam que a comunidade internacional redobre seus esforços ante a atual situação e coincidiram em que a única saída possível é a negociada diplomaticamente.

Bento XVI iniciou nesta quinta (18) sua terceira visita à Espanha para assistir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que reunirá até o domingo em Madri centenas de milhares de fiéis dos cinco continentes.

Manifestantes contrário ao fato de o governo espanhol assumir custos da visita papel encheram as ruas de Madri com passeatas e palavras de ordem.

Fonte: Prensa Latina