Sem categoria

Socialistas venezuelanos respaldam repatriação do ouro

O Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV) começa neste domingo (21) um processo de mobilizações para respaldar a decisão do presidente Hugo Chávez de repatriar o ouro monetário depositado no exterior.

De acordo com o vice-presidente do PSUV, Aristóbulo Istúriz, as jornadas previstas para todo o país durante os próximos dias começam com uma assembleia que terá entre seus participantes o ministro do Planejamento e Finanças, Jorge Giordani, e o titular do Banco Central, Nelson Merentes.

"Convocamos aos caraquenhos para que possam perguntar se apresentam dúvidas, porque vamos defender com todos os dentes a decisão de Chávez", disse.

Istúriz adiantou a jornalistas que as mobilizações serão em nível nacional, simultaneamente com a reinscrição dos militantes do PSUV em patrulhas (unidades de base).

Na quarta-feira passada, Chávez anunciou a repatriação de 11 bilhões de dólares em ouro – pertencentes às reservas internacionais – localizados no exterior, a partir da crise financeira que assola os Estados Unidos e países da zona Euro.

Ademais, informou a diversificação do destino das reservas operativas (cerca de seis bilhões de dólares) transferidas a bancos estrangeiros. As medidas atiçaram o debate político nacional, pelo respaldo dos socialistas e a rejeição dos opositores.

Enquanto o partido dirigente e seus aliados qualificam as decisões de soberanas e necessárias, seus rivais atribuem-lhes impactos negativos.

Fonte: Prensa Latina