Itaquá prepara 2012 com partido renovado

O PCdoB de Itaquaquecetuba, fundado em 18 de setembro de 1981, tem uma história marcada por conquistas contínuas. Atualmente, conta com vereador reeleito e, no processo de sua Conferência, realizada em 21/08, dobrou o número de bases e lotou o plenário da Câmara Municipal.

conferencia itaqua - Irasson Cordeiro

Para o presidente local, Luiz Orlando Lopes, “o partido se renova a cada conferência. Temos a oportunidade de levar à população as ideias fundamentais que norteiam o partido comunista. É também um momento de crescimento, o que exige dos que já estão há mais tempo nessa luta, uma atualização constante para formar os mais novos. Só assim poderemos intervir melhor nos rumos da cidade”.

O evento começou às 10h30, com o plenário da Câmara Municipal lotado por cerca de 200 pessoas. PPS e PR se fizeram representar pelos vereadores, Adilson Gui da Silva e Donizete Alves Pereira, respectivamente. Além deles, Eliseu Lopes, pelo Comitê Estadual do PCdoB.

“De 15 bases em 2010, passamos para 38 e no último levantamento pré-conferência, apontamos 285 filiados nas reuniões, com 185 delegados esperados. Faço um balanço positivo de nossa atuação como partido, mas ainda prevalece certa deficiência em nossa inserção nos movimentos estudantil e sindical.

Contudo, esse cenário promete mudanças, com as novas lideranças que estão chegando oficialmente hoje, na conferência, tanto da juventude, como na colônia japonesa e no movimento comunitário, que é o perfil que compõe majoritariamente o nosso partido aqui”, declarou Oscar Cabrera, (PCdoB), advogado e vereador em Itaquá.
Plenário lotado
Cabrera segue ainda destacando que “esse é um momento rico para o crescimento partidário porque se volta às bases para rever nossas ações nos últimos dois anos, incluindo aí nossas deficiências. Desde o 7º Encontro sobre Questões do Partido, já deflagramos o processo de mobilização da conferência, com acompanhamento do nosso mandato popular junto com a direção do partido. Essa ação antecipada é que permitiu na nova direção uma grande renovação, com mulheres, jovens voltados a construir a União da Juventude Socialista, UJS, bem como de outros segmentos.”.

Para Ana Cristina Bera, advogada e uma das dirigentes da luta de mulheres, “há muito ainda por fazer, pois o partido está com muita gente nova e isso exige formação e, da nossa parte, demonstração de exemplos de luta, de ações que dão certo para mobilizar e trazer conquistas para a nossa cidade”.

Elisabete Feitosa, comerciaria, faz coro com a amiga de lutas e declara que “para nós, mulheres, o momento do governo Dilma, chama mais a atenção das mulheres no comando de muitas atividades. Ficamos mais fortalecidas e podemos ocupar esse espaço na Câmara, na luta de mulheres e cobrar das autoridades locais que realmente a mulher tenha canais onde possa cuidar da saúde e de sua segurança com qualidade e agilidade”.

Fátima Figueiredo, advogada, emenda que “no contexto da conferência, nos voltamos para todos os segmentos da sociedade, principalmente os excluídos. Aí destaco a luta feminista, não por disputa contra os homens, mas por equiparação de direitos e, dentro do partido, por ampliação de seu espaço como liderança”.

Dorival Santana, funcionário público, membro da direção e líder comunitário da V. Bartira, afirma que o processo de conferências do PCdoB, em geral, “é uma forma muito educativa de mostrar a importância do nosso trabalho, seu significado. E também para que serve a política, que ela pode ser usada para o bem, ajudar na vida das pessoas e que somos o partido que realmente representa os trabalhadores,” concluiu.

Adervaldo José dos Santos, advogado, comemorou o evento destacando “é uma demonstração de que estamos vivos, construindo um partido com uma baita história, que dá respostas às reivindicações mais sentidas dos trabalhadores e que busca um equilíbrio na corda bamba da acirrada disputa eleitoral que nos espera em 2012”.