Lula Morais destaca trajetória do médico Chico Passeata

O deputado Lula Morais (PCdoB) lamentou, nesta sexta-feira (19/08), em sessão plenária, a morte de seu correligionário, o médico sanitarista Francisco Dias Monteiro, o Chico Passeata, no dia 12 deste mês, aos 63 anos, vítima de câncer de intestino. “Ele dedicou toda sua vida à luta pelos direitos do povo, interesses públicos, pelo socialismo e a perseverança foi a marca da sua trajetória de vida”, ressaltou.

Segundo o deputado, Chico Passeata, apelido que adquiriu por liderar manifestações em seu curso de Medicina, na Universidade Federal do Ceará (UFC), iniciou a militância política na época da Ditadura, “na luta pelos direitos do povo e os do nosso País”.

Em 1968, com o AI-5 – ato que endureceu a Ditadura -, ele e sua esposa, Helena Serra Azul, “entraram para a clandestinidade” ao se exilarem na zona da mata pernambucana. Foram descobertos pelo governo no ano seguinte e, após serem condenados, ficaram presos por dois anos em Recife, lembrou o comunista. Após serem soltos, voltaram para Fortaleza, e voltaram a ser presos por duas semanas. Logo após, o casal, já com três filhos, foi morar no interior do Estado e também em São Paulo.

O parlamentar disse, ainda, que mesmo sem deixar a política, Chico Passeata passou a se dedicar à medicina. Foi presidente do Sindicato dos Médicos no Estado do Ceará e integrou o Conselho Nacional de Saúde. Nessa época, buscou defender o Sistema Único de Saúde (SUS). “Ele teve uma marca de lutador, coerência e perseverança, com os compromissos populares. Fez história na vida de escola, como poeta e na nossa sociedade”, resaltou, se solidarizando com sua família.

Kits sanitários

O parlamentar disse que a visita da Comissão de Fiscalização da Casa ao Tribunal de Conta do Estado (TCE), que está averiguando irregularidades no chamado “escândalo dos banheiros”, “nos permite dizer que o assunto vai ter desdobramento e nós vamos investigar”. “Vamos alcançar os responsáveis pelo que não foi feito licitamente. Os 92 convênios serão varridos e vamos saber quem será o responsável pelo que não foi feito”, assegurou.

Ele lembrou que ainda faltam ser inspecionados 54 municípios e, dentro de 60 dias, os órgãos de fiscalização deverão elucidar os fatos. Lula Morais garantiu que mesmo não sendo integrante da comissão vai estar acompanhando in loco o que está sendo feito pelo TCE.

Aracati

Lula Morais destacou que o município de Aracati está sendo beneficiado pela estação de tratamento de água inaugurada em maio pelo Governo do Estado. Segundo ele, a estação vai suprir a necessidade de abastecimento da cidade e de Fortim. Lula Morais registrou que, com esta melhoria, a rede será ampliada. “Água tratada é saúde pública”, disse. O deputado parabenizou também o fotógrafo Tiago Santana, que lançou ontem livro de fotografias por uma editora francesa.

Áudio (Disponibilizado no Portal por uma semana)

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa