Amotinados saqueiam QG de Kadafi em Trípoli
Após romper o cerco contra o quartel-general do líder líbio, Muamar Kadafi, os rebeldes estão saqueando o complexo governamental e residencial na capital, Trípoli, segundo o chefe do escritório da BBC no Oriente Médio, Paul Danahar.
Publicado 23/08/2011 18:24
Danahar diz ter visto rebeldes carregando pinturas, objetos ornamentais, uma geladeira e até taças de cristal do complexo de Kadafi.
O líder líbio não foi encontrado no que seria seu complexo residencial. Segundo a agência de notícias russa Interfax, Kadafi conversou nesta terça-feira (23) por telefone com um integrante do governo russo, afirmando que está bem, em Trípoli, e que não pretende deixar a Líbia.
As informações vindas da capital líbia, no entanto, são desencontradas. Nessa segunda-feira, as forças rebeldes anunciaram a prisão de três filhos de Kadafi.
Mais tarde, Saif al-Islam, filho de Kadafi, reapareceu e falou com jornalistas estrangeiros. Ele disse que as forças leais a seu pai ainda estavam no controle de Trípoli.
Além de Trípoli, a cidade portuária de Las Ranuf foi palco de enfrentamentos nesta terça-feira.
Membros do Conselho Nacional de Transição (CNT), o organismo leal ao imperialismo que deu o ponta-pé inicial da derrubada do governo líbio em sua base em Benghazi, já se preparam para viajar à capital líbia.
Fontes da Casa Branca e do governo suíço, citados pela agência Reuters, disseram que os dois países vão canalizar dinheiro do governo líbio, confiscado por esses países, de contas bancárias no exterior para o Conselho.
Com agências