Sem categoria

Kim Jong Il visita hidrelétrica em Amur no oriente russo

Kim Jong II, Secretário Geral do Partido do Trabalho da Coreia (PTC) e Presidente do Comitê de Defesa Nacional da República Democrática da Coreia, visitou no dia 21 (domingo) a região de Amur no extremo oriente da Rússia. Chegou ao local pela manhã, na estação ferroviária de Bureya e foi calorosamente ovacionado por dezenas de pessoas acenando com bandeiras coloridas dos dois países.

Uma banda militar acompanhou um grupo em canções e danças folclóricas da região de Amur . O momento de alegre confraternização foi compartilhado com representantes políticos da região, como o governador da região de Amur, Oleg Nikolayevich Kozhemyako, o presidente do conselho legislativo, Aleksandr Bashun, o governador do município de Bureya, Pavel Shtein, e o delegado do presidente da zona federal do extremo oriente, Viktor Ishayev, que acompanhou e guiou Kim Jong II em sua visita ao oriente russo.

A recepção também contou com a presença do embaixador russo na Coreia, Valery E. Sukhinin.
Mulheres russas com vestes folclóricas convidaram o visitante a provar especialidades da terra, como pão e sal, símbolo de hospitalidade segundo costume russo.

Comitiva

Kim Jong II viajou acompanhado por Kim Yong Chun, membro do birô político do comitê central do PTC e Ministro das Forças Armadas Populares, Kang Sok Ju, membro do BP do CC do PTC e vice-premiê ministro do Conselho de Ministros, Jang Song Thaek, membro suplente do BP do CC do PTC e vice-presidente do Comitê de Defesa Nacional, Kim Yang Gon, Pak To Chun y Thae Jong Su, membros suplentes do BP e secretários do CC do PTC, Ju Kyu Chang, membro suplente do BP e chefe de departamento do CC do PTC, Pak Pong Ju, primeiro sub-chefe de departamento do CC do PTC, O Su Yong, secrtário responsável pelo Comitê do PTC na provínncia de Hamgyong del Norte, Kim Kye Gwan, primeiro vice-ministro de Relações Exteriores, Kim Yong Jae, embaixador coreano na Russia, e Sim Kuk Ryong, cônsul geral coreano baseado em Najodka.

Kim Jong Il visitou a central hidrelétrica de Bureya, grande fonte de produção energética no extremo oriente russo, sendo recebido no local por pelo gerente Igori Koluptsov e outros diretores da central.

Além de tomar conhecimento da história da hidrelétrica, o dirigente coreano obteve informações detalhadas da construção e do funcionamento do sistema de transmissão de energia. Kim Jong II considerou o empreendimento “majestoso” e declarou que ele  é uma das grandes edificações da história russa.

Ao valorizar o fato de que o valente e talentoso povo russo construiu essa moderna planta hidrelétrica, de grandes dimensões, ao longo de décadas de lutas contra fenômenos naturais, o dirigente expressou a certeza de que todos os participantes do projeto contribuíram com o desenvolvimento econômico do extremo oriente russo, fomentando o bem-estar público ao suprir a demanda da população de energia elétrica.

"São inesgotáveis as forças deste povo que conquistou a natureza de Bureya”, assinalou Kim Jong II no livro de visitas da hidrelétrica.

O gerente aproveitou a ocasião para homenagear o ilustre visitante com um presente, em nome de toda a equipe de trabalhadores, e Oleg Kozhemyako ofereceu um almoço em sua honra do dirigente.

Em nome do governo e habitantes da região, Kozhemyako disse que a visita foi muito bem-vinda e fortaleceu os vínculos de amizade entre Rússia e Coreia. Ele também ofereceu um presente ao dirigente como recordação da histórica visita. “Ele expressa a gratidão dos funcionários e habitantes de Amur”, esclareceu.

Kim Jong Il partiu, assim, para seu próximo destino depois de se despedir de todos os representantes locais.

Da Redação, com informações da Agência Coreana de Notícias