Sem categoria

Mídia afirma que contrarrevolucionários dominam QG de Kadafi

De acordo com as redes americanas de televisão a cabo, como a CNN, centenas de contrarrevolucionários teriam consequido invadir o complexo de edifícios onde estaria o líder da Líbia, Muamar Kadafi. Segundo a rede, os amotinados invadiram o complexo "após romperem um portão".

Após terem propagado que Saif al-Islam, um dos filhos de Kadafi, estaria aprisionado, agora os contrarrevolucionários afirmam que podem até "nadar na piscina" do complexo, segundo a emissora americana CNN.

No entanto, há relatos de que muitos tiros ainda podem ser ouvidos no quartel-general. Ainda segundo a CNN, os rebeldes teriam contado com a ajuda de ataques aéreos da Otan que atingiram alvos dentro do complexo em Bab al-Aziziya, na capital.

Não há informações sobre se Kadafi está no local, mas, segundo a BBC, há uma enorme rede de túneis subterrâneos na cidade que poderia ser usada pelo líder.

A agência russa Interfax anunciou que, durante conversa por telefone, Kadafi teria dito que está em Trípoli e não tem intenções de deixar a Líbia. A informação foi dada pelo presidente da Federação Internacional de Xadrez (Fide), Kirsan Iliumjinov, que conversou com Kadafi pelo telefone.

"Estou são e salvo. Estou em Trípoli e não tenho intenções de abandonar a Líbia. Não acreditem nas informações falsas das emissoras de televisão ocidentais", disse Kadafi a Iliumjinov segundo a agência russa.

De acordo com Iliumjinov, a ligação foi feita pelo filho mais velho de Kadafi, Mohamed, que teria "escapado" segunda-feira (22) do poder dos contrarrevolucionários. Segundo o presidente da Fide, Mohamed disse que estava em Trípoli, com o pai e também afirmou que as forças regulares estão "expulsando os ratos da cidade", referindo-se aos contrarrevolucionários.

Com agências