Sem categoria

Bolívia inicia apresentação de candidatos à eleição de juízes

A apresentação pública dos 116 candidatos às próximas eleições judiciais na Bolívia começará nesta quarta (24), em nível departamental, disse que a vice-presidente do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), Vilma Velasco.

Segundo ela, esta atividade faz parte das estratégias de comunicação adoptadas pelo TSE para que o público conheça os candidatos. Velasco disse que as apresentações em nível nacional ocorrerão a partir de 29 de agosto.

A este respeito, o ministro da Justiça, Nilda Copa, disse recentemente que os bolivianos e muitos países ao redor do mundo aguardam com grande expectativa as eleições no país andino, um evento sem precedentes, porque o povo decidir.

Ele ressaltou que em nenhum lugar do mundo os cidadãos tiveram a opção de eleger diretamente as mais altas autoridades encarregadas de administrar a justiça.

Por isso, ele pediu à oposição que não manche a eleição e realize uma campanha em consonância com o que diz a Constituição Política do Estado.

O senador do governista Movimiento ao Socialismo (MAS), Eugenio Rojas, disse que a oposição procura qualquer desculpa para desqualificar os candidatos, especialmente os índígenas. Ele acreditava que por trás dessa atitude se escondem interesses pessoais, econômicos e políticos.

Segundo dados oficiais, em 1º de setembro começará a disseminação dos méritos dos candidatos, através da publicação de fotografias, dados pessoais e curriculum de cada um.

Os bolivianos vão eleger, no próximo 16 de outubro, nove juízes para o Supremo Tribunal de Justiça, sete para o Tribunal Constitucional Plurinacional, sete para o Tribunal Agroambiental e cinco para o Conselho da Magistratura.

Fonte: Prensa Latina