Sem categoria

Câmara investigará atuação de Valdemar Costa Neto em Ministério

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reúne nesta quarta-feira (24) para instaurar processo contra o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), atendendo a uma representação do Psol e do PPS. Os partidos querem investigar a atuação de Costa Neto e de pessoas da confiança do parlamentar no Ministério dos Transportes, alvo de diversas denúncias de irregularidades, e em outros postos do governo federal.

O nome do parlamentar foi apontado em uma reportagem da revista Veja, que denunciou um suposto esquema de superfaturamento de obras e cobrança de propina de empreiteiras, como o responsável por mandar emissários receberem os repasses desviados.

Na representação ao conselho, encaminhada no dia 13 de julho, os partidos afirmam que "as graves denúncias, além de constituírem indícios da prática de atividades ilícitas, caracterizam, por si, atitudes que desprestigiariam a Câmara dos Deputados e os seus membros, em flagrante prejuízo da já péssima imagem do Poder Legislativo Nacional. Estão presentes os elementos de prova suficientes o bastante para justificar a abertura de processo de quebra de decoro".

Relatores

Em reunião na semana passada, foram sorteados três deputados para relatar o processo: Chico Lopes (PCdoB-CE), Fernando Francischini (PSDB-PR) e Waldenor Pereira (PT-BA). O presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PDT-BA), informou que vai conversar com os três parlamentares antes de definir o nome do relator. Durante a reunião, o conselho também vai eleger seus 1º e 2º vice-presidentes. A reunião está marcada para começar às 14h30.

Fonte: Terra Magazine