Chanceleres da Unasul analisam crise econômica
Os chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) examinarão, nesta quarta (24), a crise econômica global e o plano de ação desenhado por esse bloco para enfrentar e mitigar os seus efeitos sobre a região.
Publicado 24/08/2011 10:20
No encontro serão analisadas as propostas formuladas há duas semanas em Buenos Aires pelos ministros de Economia e presidentes dos bancos centrais, e que consistem em uma série de medidas comerciais e cambiais.
Para proteger a região ante a crise que assola a Europa e os Estados Unidos, os titulares de Economia recomendaram priorizar o aumento do comércio interregional e usar para isso as moedas locais.
Também propuseram impulsionar a possibilidade de expansão do Fundo Latino-Americano de Reservas (FLAR) e sua adaptação ao novo contexto, para promovê-lo como uma ferramenta de toda a região.
Eles também sugeriram uma reavaliação do Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos da ALADI e convidaram a avaliar a iniciativa Sistema Unitário de Compensação Regional de Pagamentos (Sucre) ou outros sistemas de compensação e unidade de conta regional para dar seguimento a transações.
O Conselho Sul-Americano de Economia e Finanças também assumiu o compromisso de fortalecer a Corporação Andina de Fomento (CAF), "cujo principal objetivo é promover inclusão, desenvolvimento, integração".
Os ministros das Relações Exteriores da entidade sul-americana abordarão, por outro lado, os problemas que surgem da integração entre os 12 países membros, entre eles a criação de uma instância eleitoral dentro do bloco, indicou um comunicado.
A reunião dos chanceleres da Unasul será realizada no âmbito da 5ª Reunião Ministerial do Fórum de Cooperação da América Latina e Leste da Ásia (Focalae), a ser realizada nesta quinta-feira e cujas reuniões preparatórias começaram segunda-feira passada.
Hoje a presidente argentina Cristina Fernandez Kirchner receberá os chanceleres da América Latina e da Ásia presentes em Buenos Aires, que vão assistir à vídeoconferência de abertura para a inauguração do segundo mural de Eva Peron nas paredes do edifício onde funcionam as pastas de Desenvolvimento Social e Saúde.
A 5ª Reunião de Ministros das Relações Exteriores do Focalae ocorrerá quinta-feira no Palácio San Martin e terminará por volta das16h30 (hora local), com uma coletiva de imprensa dos coordenadores regionais que entram e saem.