Sem categoria

Estudo: Terra abriga cerca de 8,7 milhões de espécies

Estudo apoiado pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, é considerado o mais preciso já divulgado. Divulgado nesta quarta (24) o relatório aponta que há cerca de 8,7 milhões de espécies habitando a Terra, exceto bactérias e outros tipos de microrganismos..

O cálculo, considerado o mais preciso já divulgado, aponta a existência de 6,5 milhões de espécies na Terra e 2,2 milhões nas profundezas dos oceanos.

Cerca de 1,2 milhão de espécies já foram formalmente descritas, na sua maioria criaturas terrestres.

A pesquisa aponta ainda a existência de espécies que ainda devem ser descobertas, descritas ou catalogadas. Destas, 86% estão na terra e 91% nos mares.

Validação

Até a publicação do estudo, as estimativas das espécies variavam entre 3 milhões a 100 milhões. De acordo com o Pnuma, o fato das estimativas terem sido baseadas em palpites e opiniões de especialistas não permitia a validação dos dados.

Os autores do novo estudo apontaram o total estimado de espécies para 8,7 milhões ao identificarem padrões de classificação que agrupa as formas de vida numa hierarquia piramidal, classificando as espécies de acordo com o gênero, família, ordem, classe, filo, reino e domínio.

Fonte: Rádio ONU