Sem categoria

Unasul tentará chegar a consenso em relação à Líbia

O ministro venezuelano das Relações Exteriores, Nicolás Maduro, disse nesta quarta-feira (24) que durante a reunião dos chanceleres dos países-membros da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) tentará chegar a um consenso para se pronunciar sobre a "difícil e problemática" situação da Líbia.

Em uma conversa com a imprensa, Maduro informou que a Unasul é composta de países com "diferentes características", mas que, ainda assim, "tentará" incluir o tema do conflito na Líbia na declaração final do encontro, que tem como objetivo debater a crise global e a evolução do processo de integração regional.

O ministro aproveitou a ocasião para destacar que a América do Sul, por sua vez, é uma região de "paz e democracia". Segundo ele, a proposta de debater a questão durante a reunião não foi ideia da Venezuela, mas sim de "outro país", ao qual não identificou.

Maduro também afirmou que há um consenso "quase unânime" para criar um conselho eleitoral da Unasul, que teria como finalidade "compartilhar as experiências (eleitorais)" dos países do bloco para "a consolidação ainda maior das democracias da região".

Dessa forma, se avaliaria e compararia os distintos processos eleitorais que vêm se desenvolvendo na América Latina. "Vamos poder fortalecer os mecanismos e as experiências eleitorais, para continuar avançando em direção a democracias mais desenvolvidas", concluiu.

Fonte: Ansa