Seminário debate o futuro das ferrovias no sul do País

As Frentes Parlamentares Nacional, Gaúcha e Catarinense em defesa das Ferrovias – em conjunto com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, a Câmara dos Deputados e o Senado da República – realizam, nesta sexta-feira (26), a partir das 8h30min, no Plenário da Assembleia Legislativa gaúcha, o Seminário. A atividade faz parte do proj e to "Gr ande s Deba t e s Assembleia".

ferrovias tarso - palacio piratini

O encontro deverá reunir gestores, parlamentares e lideranças sociais e políticas dos quatro Estados do CODESUL – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul – com o objetivo de debater a extensão da FERROVIA NORTE-SUL até o porto de Rio Grande, a constituição da FERROSUL e o descumprimento pela ALL dos contratos de concessão, ao desativar unilateralmente diversos ramais ferroviários,prejudicando a economia desses Estados.

Participam do debate o governador Tarso Genro, o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, o presidente da Frente Nacional de Apoio às Ferrovias, deputado Pedro Uczai, a secretária executiva do Codesul, ex-senadora Emília Fernandes.

Esse encontro ocorrerá sob a égide do importante acordo firmado em Brasília, no último dia 18 de agosto, entre o Governo Federal – repres e n t a d o p e l o Ministério dos Transportes – e os quatro Estados que formam o Codesul, garantindo a continuidade da Ferrovia Desenvolvimento e Ferrovias – Diagós t ico e Estratégias das Ferrovias no Sul do País Norte-Sul até o Porto de Rio Grande.

Pelo estabelecido, caberá à estatal federal a realização dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, a elaboração dos projetos e a contratação da obra. Com base nesses estudos e em audiências públicas a serem realizadas nas comunidades envolvidas, deverá ser estabelecido o traçado definitivo da ferrovia, tendo como ponto de partida a proposta apresentada pelos quatro Estados, que tem como polos de referência os seguintes municípios: Estrela do Oeste/SP; Aparecida do Taboado/MS; Tr ê s Lagoa s /MS; Dourados/MS; Guaíra/PR; Cianorte/PR; CascavelL/PR; Porto União/SC; Caçador/SC; Videira/SC; Joaçaba/SC; Seara/SC; Chapecó/SC; Erechim/RS; Passo Fundo/RS; Carazinho/RS; Lajeado/RS; Santa Cruz do Sul/RS; General Luz/RS;Pelotas/RS; Rio Grande/RS.

Frente Gaúcha
Instalada em 15 de junho de 2011, a – proposta e coordenada pelo deputado Raul Carrion – já realizou duas audiências públicas – em Passo Fundo e Santa Cruz do Sul – e já tem planejadas mais duas audiências públicas – uma na Região Sul e outra em Santa Maria, abrangendo a Região Oeste do Estado.

Segundo Carrion, "cerca de 80% das cargas no Rio Grande do Sul são transportadas por meio de rodovias, o que gera um alto custo logístico e perda de competitividade em relação a outros países e Estados que dispõem de uma malha ferroviária eficiente". Ele também lembrou que dos 29 mil Frente Parlamentar Gaúcha de Apoio à Ferrosul e Qualificação e Ampliação do Transporte Ferroviário quilômetros de ferrovias privatizadas no Brasil, em torno de 19 mil foram desativadas pelas concessionárias, ao arrepio dos contratos, causando sérios prejuízos econômicos.

Audiências públicas
A primeira audiência pública da Frente gaúcha ocorreu em Passo Fundo, no dia 22 de junho. A reunião contou com a participação de lideranças políticas, sociais e empresariais de Passo Fundo, Erechim e Carazinho, além do promotor Marcelo Petry e do ex-presidente da FERROESTE, Samuel Gomes.

Para o vereador Juliano Roso (PCdoB), Coordenador do Comitê em defesa das ferrovias na região, "as concessões feitas à ALL estão sendo descumpridas e nada acontece. Inúmeros ramais foram desativados e a empresa não tem demonstrado qualquer compromisso com a ampliação das ferrovias em nosso Estado".

A inclusão de cidades do Vales do Rio Pardo, do Vale do Taquari e Passo Fundo Santa Cruz do Sul Região Centro Serra no traçado da Ferrosul foi o centro do debate realizado no dia 5 de agosto, em Santa Cruz do Sul, durante Audiência Pública da Frente Parlamentar de Apoio às Ferrovias. A reunião contou com a participação dos deputados estaduais Raul Carrion, Marcelo Moraes (PTB) e Edson Brum (PMDB), do deputado federal Sérgio Moraes (PTB), prefeitos, vereadores, secretários e lideranças empresariais e sociais de toda a região.

As lideranças presentes entregaram à Carrion um estudo realizado com o objetivo de sustentar a reivindicação de que a Ferrovia NORTE-SUL passe pela região.

Tarso recebe Frente
A construção da ferrovia que será uma das principais ligações entre os estados do Codesul reuniu o governador Tarso Genro, o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, o presidente da Assembleia Legislativa, Ad ã o Villaverde, e deputados da Frente Parlamentar reafirmou o apoio do Governo do Estado às iniciativas da Frente e à proposta da União na chamada Ferrovia Norte- Sul, anunciada em abril deste ano.

O secretário Beto Albuquerque afirmou que a posição unificada do Codesul reforça o apoio político e institucional para concretização desse ramal ferroviário que passaria pelas cidades de Erechim, Passo Fundo,Carazinho, Lajeado, Santa Cruz,General Luz (distrito) e Pelotas, finalizando o trajeto no Porto de Rio Grande.

O coordenador da Frente Parlamentar, Raul Carrion, lembrou que, além das discussões sobre a Norte-Sul, também é necessário inserir no debate o descumprimento de contrato por parte daALL, concessionária das ferrovias no Estado.

De Porto Alegre,
Isabela Soares