Sem categoria

Colombiano recebeu representantes de "rebeldes" líbios

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, recebeu nesta quinta-feira (25) em Bogotá representantes do chamado Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia.

De acordo com o Sistema Informativo do Governo, a comissão esteve integrada por Basit Igtet, delegado do CNT, Mustafá Abdul Jalil e Adam Hock, ambos da Fundação Líbia Independente.

A delegação, de acordo com fontes oficiais, agradeceu a Santos o reconhecimento do Conselho como "interlocutor válido" na guerra gerada na Líbia.

Informou-se que Basit expressou o compromisso do CNT em áreas como "a proteção dos direitos humanos de todos os cidadãos líbios", "o respeito ao devido processo" e "a transição para uma democracia plena na Líbia", indica a nota.

O CNT foi constituído no dia 27 de fevereiro de 2011 e estabeleceu-se oficialmente em 5 de março, para agir como grupo político das forças leais à Otan que participam da derrubada do governo líbio.

Desde março, a Líbia é objeto de fortes bombardeios por parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que interveio na crise a pretexto de "proteger a população civil" para ajudar as forças opositoras agressoras.

Essa aliança intensificou seus ataques durante o fim de semana passado, quando matou ao menos duas mil pessoas e deixou outras cinco mil feridas.

Enquanto isso, de acordo com informações procedentes de Trípoli, a resistência mantinha bolsões em Tripoli, diante da ofensiva dos opositores armados.

Com informações da Prensa Latina