Comerciários gaúchos retomam negociação salarial

Federação dos Comerciários do Rio Grande do Sul (Fecosul) e sindicatos filiados (cerca de 50) decidiram que irão procurar os sindicatos patronais estaduais e a Fecomércio para reabrir as negociações salariais 2011. As discussões estão paradas desde junho por inflexibilidade patronal, diz o presidente da Fecosul, Guiomar Vidor.

guiomar vidor - Divulgação

A federação e os sindicatos irão apresentar nova proposta de índice salarial para que se estabeleça acordo. O pedido inicial era de 14% de reajuste. No entanto, a Fecosul não abre mão de garantias como a que nenhuma empresa no Estado poderá pagar salário menor que o salário mínimo regional, que atualmente é de R$ 638,00, sinaliza Vidor.

O presidente da Fecosul entende que as entidades patronais podem aumentar a proposta inicial apresentada, que foi de 6,44% (apenas o índice do INPC do período). “O crescimento do comércio foi de mais de 10% acima da inflação em 2010 e parte desse crescimento deve ser dividido com os trabalhadores”, reafirma Vidor.

Mobilização no Interior

A Fecosul e sindicatos da categoria dão sequência ao movimento da classe no interior do Estado. Na próxima quarta-feira, dia 31, será realizado ato de mobilização e caminhada em Santa Cruz do Sul. A concentração está marcada para as 9 horas, em frente da sede do Sindicato dos Comerciários, rua Capitão Fernando Tatsch, 424, Centro. “A união e participação dos dirigentes dos sindicatos em todas as mobilizações são fundamentais para que possamos garantir melhores salários para a categoria”, disse Guiomar Vidor.

Fonte: Fecosul