Sem categoria

Na Rússia, líder norte-coreano diz que país quer retomar diálogo

O secretário geral do Partido do Trabalho da Coreia, Kim Jong Il, expressou satisfação pelo consenso atingido em todos os temas de mútuo interesse com o presidente Dmitri Medvedev durante sua recente visita à Rússia.

Uma mensagem de agradecimento pelo cordial acolhimento das autoridades anfitriãs, enviada ao presidente russo na quinta-feira (25), ressalta também a convicção de que as relações de amizade e cooperação continuarão se fortalecendo depois destes contatos.

"Sinto-me muito satisfeito porque durante a visita encontrei-me com você e chegamos a um consenso em todos os assuntos de interesse mútuo", afirma Kim Jong Il no texto.

O líder norte-coreano concluiu na quinta-feira uma visita a regiões da Sibéria e do Extremo Oriente daquele país, onde cumpriu um programa que estabeleceu bases para maiores vínculos de cooperação, incluído no setor energético.

Ao dialogar com Medvedev na quarta-feira passada, Kim ratificou a disposição de Pyongyang de retomar o quanto antes as conversas a seis integrantes sobre a desnuclearização da península coreana, nas quais também participa a Rússia.

As outras partes desse processo, estancado desde dezembro de 2008, são China, seu anfitrião, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul.

Na viagem de regresso para casa, o Presidente do Comitê de Defesa Nacional da República Popular Democrática da Coreia visitou a região da Mongólia Interior, no nordeste da China.

Ali foi saudado na estação ferroviária de Manzhouli pelo chefe do Departamento de Relações Internacionais do Comitê Central do Partido Comunista da China, Wang Jiarui, entre outras autoridades.

Fonte: Prensa Latina