Sem categoria

Vestibular: demanda da saúde pública leva à criação de novo curso

Fuvest abre inscrições para vestibular nesta sexta(26), incluindo um novo curso – Graduação em Saúde Pública, que pretende suprir demandas de vagas especializadas no SUS (Sistema Único de Saúde), que tem uma estrutura gigantesca e desfalcada, atendendo mais de 275 milhões pessoas ao ano.

O vestibular Fuvest 2012 selecionará candidatos para a USP e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, totalizando 10.952 vagas. As inscrições devem ser feitas no site da Fuvest até o dia 9 de setembro.

Uma das novidades deste ano é a oferta de 40 vagas para um novo curso – Graduação em Saúde Pública. O curso ocorrerá no período vespertino, com a duração de oito semestres. Será conferido ao graduado do curso o título de Bacharel em Saúde Pública.

A Saúde Pública orienta-se para a atenção aos agravos sobre a saúde das populações e, por isso, está intimamente relacionada com as disciplinas que estudam a saúde enquanto um fenômeno coletivo, constituído por aspectos históricos, demográficos, epidemiológicos, sociais, políticos e ambientais. Sua atuação é voltada para ações preventivas e para a promoção da saúde.

Mercado de Trabalho

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem uma estrutura gigantesca e precisa de milhares de profissionais. Veja os números:
•Número de pessoas atendidas anualmente: mais de 275 milhões;
•Centros de especialidades odontológicas: 674 em 572 municípios
•Produção de medicamentos: 7,8 bilhões de unidades;
•Farmácias populares: 607
•Farmácias conveniadas: 19 400
•Equipes de saúde bucal em todo o país: 22 mil

•Equipes de saúde da família em todo o país: 40mil
•Total de partos realizados pelo SUS anualmente: 2 milhões
•Transplantes realizados no pelo SUS: 21.400 em 2011 24600
•Total de funcionários do SUS: 102.865 em 2010
•Total da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo:
•Total da Secretaria municipal de Saúde de São Paulo: 27.854 em 2010

Fonte: http://www.ccs.saude.gov.br/SUS20Anos/mostra/operacoesdasaude.html
http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sia/cnv/qauf.def

Estes são alguns números da grandiosidade da área de saúde no Brasil que inclui ministério da saúde e seus diversos órgãos, secretarias de saúde de todos os estados (26 estados mais o Distrito Federal) e de todos os municípios do país (5.564 municípios), além de ONGs, empresas da área de saúde, planos de saúde, laboratórios, hospitais, fabricas de medicamentos, entidades de classe, etc. Este é um mercado de trabalho que acolhe milhões de pessoas anualmente e que poderá absorver os alunos formados pelo Curso em Graduação em Saúde Pública da USP.

O profissional formado neste curso poderá atuar em análise de situação de saúde; gestão de sistemas e serviços de saúde; vigilância epidemiológica; vigilância sanitária; vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador; educação em saúde; promoção da saúde, dentre outras atividades. Há boas perspectivas no setor público para atuar na formulação de políticas sociais de saúde e também na gestão de órgãos de saúde públicos e privados. O sistema suplementar, que engloba empresas de seguro – saúde e organizações médicas, instituições de meio ambiente e de saneamento e terceiro setor também devem absorver esse bacharel.

O ingresso no curso de graduação em Saúde Pública se dá mediante processo seletivo realizado anualmente pela FUVEST.

Acesse aqui o site da FUVEST para maiores informações.