Lançada a Campanha Salarial dos Portuários de Cabedelo

A CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, na Paraíba, participou na última quinta-feira, dia 25 de agosto de 2011, do lançamento da campanha salarial 2011 dos trabalhadores portuários do Porto de Cabedelo, que exigem 30% de aumento salarial, implantação do vale transporte e vale refeição, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, fim do fator previdenciário, pagamento de insalubridade e melhores condições de trabalho.

Lançada a Campanha Salarial dos Portuários de Cabedelo - CTB - PB

Além dessas reivindicações, os sindicatos exigem a liberação dos dirigentes sindicais dos quatro sindicatos para ficar a disposição das entidades, com ônus para as empresas.
O sindicato patronal já ofereceu 15% de reajuste salarial, mas ainda não foi acatada pela categoria que pode paralisar as atividades, caso não sejam atendidas as suas reivindicações.
A atividade teve inicio no portão principal em frente ao Porto, onde foi servido um café da manhã e em seguida, um ato público, que contou com a participação de 150 trabalhadores portuários, representando os sindicatos dos arrumadores, estivadores, conferentes, blocos e vigias.
Em seguida, os trabalhadores saíram em caminhada até o Teatro Municipal Santa Catarina, onde foi realizada uma sessão especial da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba para discutir o projeto de desenvolvimento para o Porto de Cabedelo.
O presidente da Intersindical do Porto de Cabedelo Ricardo Taboza, enfatizou que os trabalhadores estão dispostos a cruzar os braços caso o sindicato patronal não atenda as reivindicações da categoria. “O ano passado tivemos um aumento de 7%, mas aceitamos em virtude da crise e este ano queremos garantir não apenas 30%, como também as clausulas sociais.” Disse o sindicalista.
O representante da Delegacia Sindical do Sindimar e da Contimaf, Rosivaldo Alves destacou a importância da luta dos trabalhadores portuários de Cabedelo e a necessidade urgente de definir o novo reajuste salarial para a categoria, conforme documento entregue anteriormente pelos representantes sindicais.
O presidente da CTB na Paraíba, José Gonçalves, afirmou que os operários do Porto de Cabedelo não podem ficar recebendo salários inferiores aos trabalhadores de outros portos, sem ter condições dignas de trabalho, enriquecendo a cada dia os patrões e não ter um reajuste salarial que melhore radicalmente os seus salários. “ Defendo que os operários do Porto de Cabedelo, no caso os arrumadores, estivadores, conferentes, blocos e vigias, paralisem suas atividades, caso não sejam atendidas as suas reivindicações.” Afirmou Gonçalves.
Estive no lançamento da campanha salarial o dirigente estadual do PCdoB na Paraíba, Cristiano Zenaide, onde participou de todas as atividades desenvolvidas no referido dia.