Sem categoria

Liga Árabe quer que ONU reconheça poder de "rebeldes" líbios

Os ministros das Relações Exteriores da Liga dos Estados Árabes (LA) pediram à Organização das Nações Unidas (ONU) o reconhecimento do Conselho Nacional de Transição (CNT) como representante "legítimo" da Líbia nesta organização mundial.

Esta proposta foi formulada durante uma reunião extraordinária da LEA sobre a situação na Líbia e na Síria este domingo (28) na sede da organização no Cairo, capital egípcia.

No termo deste encontro, a LA reconheceu o CNT como o único "representante legítimo" do povo líbio e pediu à ONU e aos países interessados para desbloquear os bens líbios e para os entregar ao CNT, alegando que as foraças leais à Otan "precisam desesperadamente de uma ajuda financeira para socorrer as zonas em guerra do país, restabelecer os serviços e reconstruir este país destruído pela guerra".

Este posicionamento da LA vai no sentido contrário ao da União Africana (UA) que, durante a sua recente cúpula extraordinária sobre a Líbia, se absteve de reconhecer o CNT como representante "legítimo" dos Líbios.

Sobre a Síria, os diplomatas árabes condenaram a repressão que o governo do presidente Bashar el-Assad tem efetuado contra o movimento que deseja derrubá-lo do poder. A entidade decidiu enviar para o país o secretário-geral da Liga Árabe, o Egípcio Nabil Al-Araby.

Com agências