Bertotti participa da V Conferência da Mulher do Recife
O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife (SCTDE), José Bertotti (foto), participou na manhã de sexta-feira (26) da V Conferência Municipal da Mulher, evento promovido pela Secretaria Especial da Mulher e o Conselho Municipal da Mulher. O secretário apresentou painel dentro do eixo temático que tratou do Gênero Trabalho e Renda e da Participação e Controle Social.
Publicado 29/08/2011 14:59 | Editado 04/03/2020 16:57
Além de José Bertotti, participaram do painel temático a representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Milena Prado; e a assessora técnica do Observatório do Trabalho, Juliana Bacelar; que, ao lado do secretário, discorreram sobre a geração de renda. Já as representantes da União Brasileira de Mulheres (UBM), Márcia Ramos; e do Fórum de Mulheres, Jô Meneses, trataram do controle social.
A importância da Coordenadoria da Mulher ter se tornado Secretaria, a realização da Conferência da Mulher, que já ocorre há dez anos, a necessidade de políticas específicas para as mulheres no mercado de trabalho e a existência de um conselho municipal da mulher, hoje, permite que essas políticas sejam vistas e controladas através das informações fornecidas pela Prefeitura através dos seus diversos órgãos. Esses foram alguns dos assuntos abordados dentro do tema Controle Social.
Foi com uma análise da realidade social, econômica, política, cultural e dos desafios para a construção da igualdade de gênero que José Bertotti e Márcia Ramos iniciaram a palestra sobre Geração de Renda. Além disso, foi feito um paralelo entre as políticas de trabalho e renda e o objetivo da Conferência Municipal de Políticas para Mulheres na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica por meio da qualificação social e profissional com foco nas mulheres; na erradicação da pobreza extrema através da intermediação de mão de obra e habilitação ao seguro desemprego no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda; e no exercício pleno da cidadania para mulheres.
“O destaque da política de geração de emprego e renda na Prefeitura do Recife, com recorte de gênero, é a defesa da igualdade de gênero no mercado de trabalho para combater a discriminação que recai sobre a mulher hoje, quando ganham salários menores ao exercerem funções iguais as dos homens. Ele também demonstra que a inserção da mulher no mercado de trabalho, de forma igualitária a do homem, fortalece a economia brasileira e nos permite alcançar uma sociedade mais justa”, comentou José Bertotti.
Antes da participação na Conferência Municipal da Mulher, José Bertotti participou da cerimônia de abertura do 2º Seminário de Integração da Enfermagem de Pernambuco. O evento aconteceu no Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco (SINDSEP-PE), situado na Rua João Fernandes Vieira, 67, bairro da Boa Vista.
Fonte: Prefeitura do Recife